Homem-Aranha: O mais humano de todos os heróis

https://i1.wp.com/blog.jokergeekshop.com/wp-content/uploads/2011/06/Clipboard016-620x250.jpg
Este mês estreou o primeiro trailer do filme “The Amazing Spider Man”. Milhares de fãs de todo o mundo deixaram seus comentários, a favor ou contra, na rede mundial de computadores. Também está sendo publicado (nos EUA) “Ultimate Fallout”, minissérie em seis edições que contará as conseqüências da morte de Peter Parker/Homem-Aranha no Universo Ultimate. 
http://2.bp.blogspot.com/-7zOG6eQXK1k/Tgus5hci4kI/AAAAAAAABGM/N6Y7s7qBZco/s1600/1304363160PICON.jpg
O brutal desfecho da saga “A Morte do Homem-Aranha” (Ultimate Spider Man 160), de Brian Michael Bendis e Mark Bagley comoveu muitos leitores e fãs do “Cabeça de Teia” (inclusive esta que vos fala). Peter morrera como um herói. Sob os olhares curiosos de seus vizinhos ele pôde salvar sua tia May e seus amigos, diferente do que ocorrera com seu tio Ben.

 https://i0.wp.com/psicodelia.net/wp-content/uploads/hq_ultimatespiderman150.jpg
Sua morte foi lamentada por todos os heróis do Ultiverso. Cada um, ao seu modo, demonstrou a dor pela perda do “maior de todos os heróis”. E o povo da Big Apple (Nova Iorque) comprovou tal afirmação ao comparecer em peso em sua despedida na Catedral de São Patrício.
Mas o que leva um simples garoto de Forest Hills (Queens) a tornar-se o “maior de todos os heróis”, superando ícones como Capitão América, os Vingadores ou Quarteto Fantástico? Afinal, desde suas primeiras aparições o “teioso” foi duramente perseguido pela imprensa (principalmente o famoso Clarim Diário). “Herói ou Ameaça?”: dizia a manchete.
http://oficinahq.files.wordpress.com/2011/03/aranha.jpg
Criado em 1962 por Stan Lee, Steve Ditko e Jack Kirby, o Homem-Aranha ia de encontro aos heróis já consagrados, como Batman, Superman (ambos da DC) ou Capitão América. Estes últimos eram homens adultos, poderosos, milionários (Batman), inabaláveis sob a capa ou capuz, e tinham suas estórias focadas em suas aventuras super-heróicas, salvando a cidade de um palhaço homicida, o mundo de alienígenas malvados ou de nazistas remanescentes da Segunda Grande Guerra. Diferente do Homem-Aranha: um adolescente comum, um nerd com problemas de relacionamento, órfão, e que, ao contrário de Batman e Superman, não vivia em cidades fictícias (Gotham City e Metrópolis), mas em Nova Iorque, a capital do mundo moderno.
Spider Man 31 550x334 Um pedaço de papel de 1962, um personagem esquisito e um pagamento de 1 milhão de dólares
Outro fator importante: se o sombrio Batman representa o sentimento americano da Depressão pós 1929 (Crash da Bolsa) e a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial foi inspiração para o Capitão América, os “anos rebeldes” da década de 60 serviram como pano de fundo para o Homem-Aranha. Eram tempos de Guerra Fria e os americanos rivalizavam com a extinta União Soviética o controle e influência do restante do mundo. Em 1962, ano em que o “Amigão da vizinhança” foi criado, o mundo assistia, de forma apreensiva, o desenrolar da “Crise dos Mísseis” em Cuba.
 Spider Man 4 203x300 Um pedaço de papel de 1962, um personagem esquisito e um pagamento de 1 milhão de dólares
Foi neste cenário que a Marvel lançou alguns de seus personagens mais famosos: Quarteto Fantástico, Incrível Hulk e Homem de Ferro. Em todos eles a temática da Guerra Fria e do “risco nuclear” estão presentes. Até mesmo Peter Parker adquiriu seus poderes a partir da picada de uma aranha irradiada. No entanto, mais do que uma vítima do “perigo nuclear” que assolava o mundo naquele tempo, o Homem-Aranha encarna outro elemento marcante da década de 1960: a Contracultura. Os jovens daquela época buscavam superar os “erros” de seus pais, quebrando valores que consideravam ultrapassados, criando novos ritmos, conceitos e participando ativamente dos debates políticos.

O Homem-Aranha seria um exemplo deste jovem “rebelde”. A começar pela sua idade: não se trata de mais um herói adulto, mas um jovem que toma para si a incumbência de salvar as pessoas indefesas de sua grande cidade. Afinal, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Seus vilões também representariam a negação dos jovens em relação aos valores decadentes: a maioria formada por homens bem mais velhos que ele: Abutre, Dr. Octopus, Kraven o Caçador, Duende Verde, Lagarto etc.

 [amazing+spider-man+#33.jpg]
Peter Parker seria o exemplo de que o jovem comum, suburbano e com problemas típicos de sua idade poderia fazer a diferença para mudar o mundo: tornar-se um herói. Este, portanto, não se resumia à figura mascarada. Na verdade, os dramas de Peter completavam a personagem. Se no dia-a-dia ele era um garoto tímido, vítima de bulling na escola, principalmente por culpa do atlético e popular Flash Thompson (ironicamente o maior fã do Aracnídeo), ao vestir seu traje de Aranha, o herói tornava-se destemido e engraçado. Suas piadas infames irritavam seus inimigos tanto (ou até mais) quanto os seus socos ou sua teia (fruto do brilhantismo nerd de Peter). Sendo assim, inspirado por seu “Amigão da Vizinhança”, ao jovem americano caberia a iniciativa de ironizar e subjugar os “erros” dos adultos (inclusive dos seus pais), mesmo que isso os irritasse.
https://i1.wp.com/scoop.diamondgalleries.com/public/news_images/4/47144_101897_2.jpg
Próximo de completar cinqüenta anos, o Homem-Aranha permanece como o herói mais humano de todos e um dos mais populares, ao lado de Superman e Batman. Neste longo caminho, tanto o mascarado quanto Peter sofreu terríveis momentos: as mortes do tio Ben e de Gwen Stacy; a “morte” de tia May (que no final das contas não passava de mais um plano maligno de Norman Osborn); a suposta morte (na verdade um seqüestro) de Mary Jane; a Saga dos Clones (foi ou não foi um verdadeiro drama na vida do aracnídeo?); a “morte” (que não foi) de Harry Osborn; o último plano (terrível) de Kraven antes de sua morte (A última caçada de Kraven); as conseqüências da Guerra Civil (após revelar sua identidade secreta ao mundo), etc.
 https://tioultimate.files.wordpress.com/2011/07/osmaioresclc3a1ssicosdohomem-aranha-amortedegwenstacy-capa_photoredukto.jpg?w=219
No entanto, mesmo com tantas tragédias em sua vida, no Universo 616, Peter Parker continua firme e forte como Homem-Aranha, escalando prédios, balançando em sua teia, socando vilões e contando suas piadas infames. Destino diferente da versão Ultimate, criada em 2000 com a proposta de reescrever as aventuras dos heróis Marvel para o público do século XXI. Mesmo sendo a personagem principal do Ultiverso, Peter teve um destino trágico. Em breve um novo Homem-Aranha irá surgir, apesar de sua identidade ainda não ter sido revelada. Só nos resta aguardar para sabermos se o herói mascarado sobreviverá sem o tímido nerd Peter Parker. Brian Michael Bendis e Mark Bagley já provaram sua capacidade de nos presentear com boas estórias. Eu, do meu lado, talvez por ser uma aracnofã assumida, ainda sinto um amargo sentimento de perda. É aguardar para ler…
Rafa-ela lê e coleciona HQs (Marvel e DC) há mais de vinte anos e, desde 2010, tornou-se fã do Action & Comics.

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Homem Aranha, Marvel. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Homem-Aranha: O mais humano de todos os heróis

  1. rafa-ela disse:

    putz, desculpem a fonte pequena… falha nossa… coisa de principiante… da próxima, faremos melhor.

  2. PARABÉNS PELO POST AMIGA!!!FANTASTICO, E AS IMAGENS FICARAM D+++HUAHUAHUAHUAHUAHUAQUANDO POSTA O PRÓXIMO?

  3. rafa-ela disse:

    valeu pelo SEU apoio… em breve teremos mais…

  4. sub-zero disse:

    no minimo tocante esse posto homem-aranha é meu heroi favorito desde que eu me entendo por gente

  5. Demorou, gostei do texto tbm…Sou fã do aranha justamente pelo fator humanitario do herói

  6. Artur disse:

    Spiderman Na minha Opinão o melhor Heroi da Marvel Bate de Longe Capitão América, X-men, Iron-man e outros, na minha hmilde opinião empata legal com Superman e Batman como meus Herois Preferidos, Simplesmente por ser humano como diz a matéria… Eu só queria fazer um pedido ao Pessoal da A&C… Disponbilizar no PAck do Ultimate Spiderman o restos das Scans até a Morte dele, pq lá para no 133, e ele morre parece no 160… e aí? Alguém ajude um pobre fã do Cabeça de Teia! Vlw A&C… pela melhor Diversão para simples Humanos!

  7. Leonardo disse:

    eu quero que o peter volte, so ele pode restaurar esse vazio nos nossos corações e cai pra nos ele tem q voltar!

  8. AntiVida disse:

    Homem aranha é massa demais mesmo, realmente é o héroi mais humano que existe, talvez seja o único que vive momentos dramaticos tanto como peter e como aranha.

  9. Xam disse:

    Poxa como aracnofã achei seu texto esplêndido, parabéns, até me emocionei.

  10. Halo Souza disse:

    Ainda não engoli a morte do Aranha/Parker no Universo Ultimate!!! Terrível, mas as estórias a seguir são comoventes, como no número 2 de Consequências, onde Thor visualiza Peter, Wolverine, Ciclope e outros em Valhalla!!! Parabéns, grande post!!!!

  11. Lukas disse:

    Rafa-ela meus parabéns pelo post, foi muito tocante todos nós que acompanhamos o sofrimento desse herói tão sofrido mas tão cheio de caráter.

  12. Anteros disse:

    Senhorita nerd, muito obrigado pela postagem. Pois muitos não gostavam do Aranha justamente por ser "humano", não ter "muitos" poderes…Mas até para quem conhece poucos quadrinhos, não sabem sobre Marvel ou DC, ele é muito conhecido e REconhecido (O segundo filme dele contra o Octopus, que teve até pouco patriotismo norte-americano, coisa rara).Foi por causa desse nerd tímido que fui até os quadrinhos, para os refúgios da imaginação por causa dos bullings sofridos em minha realidade infantil, perder ele agora foi como perder meu próprio Tio Ben, perder alguém que imaginaria que NUNCA morreria, que estaria sempre protengendo, brincando e aconselhando…Novamente, obrigado pequena "Cabeça de Teia", por colocar um texto tão bonito e mostrar o valor que esse herói possui e de seu legado, que junto de seu Tio Ben, será eterno.E a todos espero que com seus grandes poderes tenham e queiram também suas grandes responsabilidades por fazer.Aqui me despeço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s