QUARTETO FANTÁSTICO COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS!

Criados em 1961 pela famosa dupla Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico, que comemora seu aniversário de 50 anos exatamente em novembro de 2011, foi lançado para duelar com a Liga da Justiça da DC Comics, numa época em que a Marvel não publicava mais super-heróis, mantendo-se no mercado com histórias de terror, faroeste, policiais, fantasia e suspense. Super-heróis como Capitão América e Namor já tinham suas histórias canceladas. Porém o sucesso do Quarteto Fantástico foi tão estrondoso, que convenceu a Marvel a voltar ao mundo dos super-heróis uniformizados, criando Hulk, Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro, Os Vingadores e X-Men, além do retorno daqueles que já haviam sido cancelados.
Ou seja, Quarteto Fantástico não é só mais um grupo de heróis da Marvel, é um ícone e um marco desta que é a maior produtora de hq’s do mundo. Por isso seu aniversário de 50 anos está sendo tão aclamado, divulgado e comemorado. Tal comemoração trouxe até uma confusão em algumas mídias de notícias aqui no Brasil, que estão anunciando este aniversário dos 50 anos da Marvel (que já fez uma mega comemoração de seus 70 anos em 2009), e não do Quarteto Fantástico. Esta confusão também ocorre porque um dos projetos de comemoração deste aniversário, é o lançamento de uma maravilhosa linha de graphics novels com capa dura, recontando as origens dos maiores heróis da Marvel, que foram criados a partir do sucesso do Quarteto Fantástico. Veja abaixo a lista de projetos da Marvel para este aniversário e os artigos sobre eles:
  • SELO
  • LIVRO DE RECORDAÇÕES COMIC CON 2011
  • PINBALL
  • MORTE DO TOCHA HUMANA
  • FUNDAÇÃO FUTURO
  • SEASON ONE
  • CAPAS COMEMORATIVAS
Veja abaixo os artigos exclusivos com imagens de todos os projetos comemorativos da Marvel.

SELO DE 50 ANOS
Como no aniversário de 70 anos da Marvel em 2009, a Marvel criou este selo dos 50 anos do Quarteto Fantástico, que está sendo inserido em várias de suas hq’s. Esta, na minha opinião, é uma das formas indispensáveis de comemorar um marco importante. Embora pareça simples, um selo comemorativo é algo que pode ser veiculado facilmente em todas as formas de mídia, desde capas de revistas, videos, banners, anúncios, trazendo uma visibilidade e repercussão para todos o público, impedindo que o acontecimento passe despercebido. As cabeças inseridas no selo são ilustrações do próprio Jack Kirby.
LIVRO DE RECORDAÇÕES COMIC CON 2011
A Comic Con é o maior evento de quadrinhos do mundo, onde projetos e produtos referentes as hq’s e seus personagens são lançados e divulgados. Em todos os eventos, um livro de recordações é publicado com as melhores artes dos fãs de quadrinhos. Este ano muitos fãs se inspiraram nos 50 anos do Quarteto Fantástico em suas ilustrações. Veja abaixo algumas artes.
PINBALL
Quem nunca ficou horas no fliperama arrebentando os botões laterais da máquina, tentando impedir as bolinhas de cairem no buraco. Poisé, o pinball é ainda muito mais típico nos EUA do que aqui no Brasil e, devido a isso, a Marvel Pinball também lançou o jogo exclusivo para o Fantastic Four, em comemoração a este aniversário do grupo. Parece pouca coisa, mas só com a venda destas máquinas para milhares de casas de jogos, a Marvel ganha uma fortuna.

MORRE O TOCHA HUMANA
Quem iria imaginar a comemoração do aniversário do Quarteto Fantástico com a morte de algum dos seus integrantes? Principalmente, porque o grupo também é famoso por ser a primeira família do universo Marvel! Poisé, a Marvel imaginou, e foi isso que ela fez. O acontecimento mais marcante deste aniversário, é a morte de Johny Storm, o Tocha Humana, um dos primeiros personagens da Marvel e personagem principal da revista Marvel Comics, edição número 1, de 1939. A morte de Tocha Humana é retratada na edição 587 da revista Fantastic Four, marcando também o final deste gigantesco volume da revista, que finda na edição 588. A morte do herói deveria ser um fato de imenso descontentamento dos fãs. Mas isso não aconteceu pois a história realmente é muito bem escrita, justificando de forma honrosa a morte do herói, e também porque estes acontecimentos (morte de Tocha Humana e final do volume da revista Fantastic Four na edição 588) desencadearam uma série de novidades na Marvel que levaram os fãs a loucura. Tais acontecimentos são relatados nos outros temas abaixo. Ninguém também fica muito chateado com morte de heróis hoje em dia, pois sabemos que eles podem ressussitar a qualquer momento.. rs.
Primeira imagem da Marvel anunciando a morte de algum dos integrantes do Quarteto Fantástico.
Fantastic Four 587 – Morre Tocha Humana.
Fantastic Four 588 – última edição da série.
Painel especial do Spider-Man em homenagem a morte do Tocha Humana. 
Painel feito por Jonathan Hickman, Nick Dragotta, Paul Mounts e Rus Wooton.

FUNDAÇÃO FUTURO
Com a morte de Tocha Humana, o Quarteto Fantástico deixou de existir. Porém, o principal fator que impediu que os fãs se unissem e destruíssem o prédio da Marvel e assassinassem os editores e roteiristas, é que um novo grupo surgiu com os 3 integrantes que sobraram do Quarteto, Reed Richards (Sr. Fantástico), Sue Storm (Mulher Invisível e irmã do falecido Johnny Storm) e Ben Grimm (Coisa): o FF. o novo Fantastic Four?? Não, a Fundação Futuro. E para substituir o falecido Tocha Humana, integraram ninguém menos que o Homem-Aranha! Embora os poderes do Tocha Humana sejam totalmente exclusivos, seu carisma com o público nunca chegou aos pés do Homem-Aranha. A Fundação Futuro foi criada para impedir o surgimento de ameaças futuras ao mundo, antes que ganhem grandes proporções. Esta nova equipe já ganhou os fãs com seu visual moderno e arrojado, criando um expectativa muito promissora para o “futuro” desta equipe e sua interatividade em todo o universo Marvel. Embora hoje em dia o apelo do Quarteto com o público não seja tão grande quanto os X-Men, Hulk, Homem-Aranha, entre outros, a Fundação Futuro chega realmente com grandes chances de superar esta realidade, e tornar este novo grupo em um dos tops de vendas no universo Marvel. Pelo menos, esta é a intenção do projeto.
Primeiro layout da Fundação Futuro, vazado na net há alguns anos atrás.
Primeiro anúncio oficial do novo grupo.
Abaixo, as capas variantes das edições da Fundação Futuro.
SEASON ONE
Como o sucesso do Quarteto Fantástico em seu lançamento alavancou a publicação dos maiores personagens da Marvel, resolveram criar uma série maravilhosa de Graphic Novels de capa dura, recontando as origens destes super-heróis que surgiram após o Quarteto. A série se chama Season One (Primeira Temporada) e não irá alterar as origens ou mudar acontecimentos atuais. Será apenas uma reedição de luxo das histórias, sendo escritas e ilustradas por outros artistas. Entre eles estão:
  • QUARTETO FANTÁSTICO – roteiro de Robert Aguirre-Sacasa e desenhos de David Marquez (fevereiro 2012)
  • X-MEN – Dennis Hopeless e Jamie McKelvie (março 2012)
  • DEMOLIDOR – Anotny Johnston e Wellington Alves (abril 2012)
  • HOMEM-ARANHA – Cullen Bunn e Neil Edwards (maio 2012)
Esta série é uma daquelas que aguardo ansioso, que não podem faltar na prateleira de nenhum colecionador de respeito. Só espero que este material realmente chegue traduzido no Brasil. Segue abaixo algumas imagens do Qarteto Fantástico para esta série.
CAPAS COMEMORATIVAS
Como a importância do Quarteto Fantástico para o sucesso dos atuais heróis que dominam o mercado como X-Men, Homem-Aranha, Hulk, Demolidor, entre outros, tornando a Marvel a produtora de quadrinhos de maior sucesso no mundo, diversas capas comemorativas foram criadas com base em edições famosas e clássicas do universo Marvel. As edições homenageadas realmente fizeram muito sucesso e todas elas são objeto de desejo de qualquer fã de respeito, e as novas artes realmente foram bastante estudadas antes de serem ilustradas. Vale a pena conferir.
Arte de Paulo Rivera.
Avengers 18 – homenageando X-Men 1
Deadpool 45 – homenageando Ultimate Spider-Man 1
Hulk 42 – homenageando Thor 337
New Avengers 17 – homenageando Uncanny X-Men 101
The Mighty Thor 7 – homenageando Hulk 1
Uncanny X-Force 16 – homenageando New Avengers 1
X-23 15 – homenageando Daredevil 181
X-Men 19 – homenageando Fantastic Four 1
Capa variante para X-Men 16
Capa variante para X-Men 7
Todas estas mudanças, novidades e lançamentos referentes aos 50 anos do Quarteto Fantástico tem sido gerenciadas por Tom Brevoort, vice presidente de publicações da Marvel. Realmente precisamos aplaudir este cara que gerenciou este mega projeto com antecedência e inteligência, de forma que nem a morte de um dos integrantes do Quarteto em seu aniversário apagou o brilho das comemorações. Realmente tamanha comemoração traz mudanças significativas no universo Marvel, principalmente com a morte do Quarteto e o nascimento da Fundação Futuro. Espero que este novo grupo seja conduzido por um bom time de roteirista e ilustradores para que, daqui um tempo, não seja cancelado e esquecido no baú dos projetos que não deram certo, pois este realmente começou com o pé direito e tem tudo para dar certo.

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Fundação Futura, Quarteto Fantástico, RUBENS JUNIOR. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s