NOVA DC | LIGA DA JUSTIÇA REVELADA

“Você está escandalizado, desapontado e FURIOSO em ver como a DC estragou o design do seu personagem favorito e apagou décadas de história dos quadrinhos do universo principal? E por que não fazer barulho no maior evento de cultura pop deste ano, onde criadores, artistas e roteiristas aparecem em pessoa, pra mostrar a eles como os fãs – os fãs dos personagens, dos (ainda que levemente mudados) designs, das histórias e personalidades clássicos – realmente se sentem!”
Esta é a convocação que os fãs americanos da DC estão organizando via facebook, para protestar a “NOVA DC COMICS” no maior evento de quadrinhos nos EUA, a COMIC CON 2011, em San Diego. Protesto que é sempre bem previsível quando se mexe em algo valorizado por muita gente (e bota muita nisso).
Para quem não sabe de nada, a DC Comics resolveu relançar TODO o seu universo. Eles ainda ressaltaram que não será apenas um reboot, mas realmente um relançamento! Isso envolve desde as famosas origens, histórias, idades, visual dos personagens e até a renumeração das revistas! Como nota-se na imagem acima, algumas mudanças não são tão gigantescas assim, mas já são o suficiente para gerar a polêmica que, com certeza, a DC já esperava. Segue abaixo algumas palavras da própria DC:
VAI MUDAR TUDO DE VEZ?
“Algumas coisas sim, algumas coisas não. Mas muitas das grandes histórias permanecem. Por exemplo, com Batgirl. A Piada Mortal aconteceu e ela foi Oráculo. Agora ela vai passar por uma reabilitação física e tornar-se uma personagem com mais experiência e mais nuances por ter tido estas experiências.”
QUAL A VANTAGEM DESSE RELANÇAMENTO?
“Nossos criativos vão ter a possibilidade de dar uma abordagem mais moderna, não apenas a cada personagem, mas também na interação entre eles e no universo como um todo, focando nos momentos iniciais das carreiras de cada um de nossos ícones. Quando eles não tinham tanta experiência para defender-se de seus nêmesis. Quando não tinham certeza de sua capacidade. Quando ainda não haviam salvo o mundo incontáveis vezes. Um período rico em oportunidade criativas, para mostrarmos como estes personagens são surpreendentes, icônicos e especiais.”
MAS, ABANDONANDO AS REVISTAS E RECOMEÇANDO NOVAS SÉRIES DA EDIÇÃO NÚMERO 1, VCS VÃO PERDER A OPORTUNIDADE ÚNICA DE CHEGAREM A EDIÇÃO NÚMERO 1.000 NA ACTION COMICS (QUE TERMINARÁ NA ED. 994) E NA DETECTIVE COMICS (TERMINARÁ NA ED. 881)?
“Contar número de edição é focar no passado, não no futuro.”
QUANTO TEMPO ESSAS MUDANÇAS VÃO DURAR?
“Esta é uma iniciativa épica e ambiciosa que traz uma nova era para os personagens DC e determinará o tom das histórias e personagens por anos. Isto não é um ‘evento’, pois eventos têm data de validade.”
TODAS ESTAS MUDANÇAS ESTÃO COM DATA DE ESTRÉIA EM SETEMBRO NOS EUA.
Ou seja: curtindo ou não tais mudanças, é fato que irão acontecer. Mas o fato que me fez escrever este artigo é que, este novo rumo da DC e a reação dos fãs americanos, me fez pensar em um fato muito curioso:
  • Não é novidade que a DC perde nas vendas para Marvel, e perde com grande margem há alguns anos.
  • Porém, também não é novidade que a Liga da Justiça e seus heróis são OS MAIS PODEROSOS DA TERRA (e não Os Vingadores, como a Marvel tenta afirmar no slogan do desenho animado).
É muito justo o Super-Homem dar um pau no Huk, no Coisa, no Juggernout, etc. É muito justo o Batman arrebentar o Capitão América ou o Demolidor ou qualquer outro “humano” da Marvel que ele enfrente. É muito justo a Mulher-Maravilha arregaçar a Tempestade (mesmo que não tenham admitido isso na saga DC vs Marvel – O Conflito do Século). É muito justo o Flash deixar o Mercúrio na poeira. É muito justo o Lanterna Verde pulverizar o Surfista Prateado (mesmo que também não tenham admitido naquela mesma saga). Ou seja, mesmo não vendendo mais revistas, é óbvio que os fãs de hq’s e o público geral tem muito mais empatia com os heróis da DC do que com os da Marvel. Mas enquanto a Marvel cria sagas e séries MA-RA-VI-LHO-SAS para seus personagens, uma mais, outras menos, como: Guerras Secretas, Era do Apocalipse, Massacre, Atos de Vingança, Dinastia M, Legião, Guerra Infinita, Invasão Secreta, Guerra Civil, O Velho Logan, Noir, entre outras, a DC permanece com trabalhos que, na minha opinião, não passam da média (com poucas excessões), mesmo possuindo total domínio sobre os maiores super-heróis do mundo! (Inclusive, a própria DC inventou o conceito “super-herói”)
Isso me faz chegar a uma conclusão óbvia: As decisões e roteiros da DC que guiam seus personagens estão devendo qualidade!
Confesso que não sou um leitor fiel da DC. Mas eu não sou justamente porque é muito raro eu pegar uma revista da DC que me prenda na leitura! Isso basicamente só acontece em séries avulsas ou em fatos muito importantes que tornam algumas edições especiais. Sério mesmo! Eu AMO os heróis da DC! Mas as séries mensais não me agradam nem um pouco! E o fato é que, mesmo acompanhando o universo DC pela net, em notícias e artigos, percebo sempre uma insatisfação geral entre os seus fiéis e eternos fãs.
Neste contexto, eu leio a notícia desta Nova DC, leio sobre a reação do público, depois leio sobre estas respostas dos diretores da DC, se mostrando totalmente INDIFERENTES com a reação do público que SUSTENTA seus negócios, a ponto dos fãs até organizarem um protesto que irá constranger e ridicularizar o maior projeto da DC dos últimos tempos no maior evento de quadrinhos dos EUA… Sinceramente eu só posso concluir que os diretores da DC devem ser meio imbecis, um tanto débeis, talvez idiotas, ou quem sabe até um povo de outro planeta que não compreende como funciona o planeta Terra.
Percebam: isso é um negócio. Algo que rende dinheiro, que paga sálários que alimentam famílias. É coisa séria. E a proveniência do capital de todo este mercado é o público que compra! Simples. Nenhum comércio pode ignorar a opinião pública. Neste ponto, não importa se finalmente tiraram as cuecas pra fora do Super-Homem, do Batman, se tiraram o uniforme do Capitão América da Mulher-Maravilha… Não importam quão convenientes, benéficas e até “MELHORES” sejam as mudanças: SE O PÚBLICO EM MASSA NÃO CURTIU, SIGNIFICA QUE AS MUDANÇAS SÓ MELHORARAM PARA QUEM FAZ, E NÃO PARA QUEM COMPRA! LOGO, NÃO FAÇA!!!
E neste post, não estou comentando nem como fã dos quadrinhos, ou fã da DC, ou fã do Super-Homem, etc. Estou comentando como empreendedor que sou, baseado na experiência que tenho com meus negócios e clientes. É comum que, como profissionais, enxerguemos muitas coisas que o público geral talvez jamais enxergue. Mas, se é este mesmo público o nosso CLIENTE, se ele não compreende, não aceita, não aprova, é melhor não fazer, e alterar o projeto até que este cliente/público seja satisfeito! Isso é regra básica de mercado.
A muitos anos percebo este problema na DC. Muitas de suas fases ruins nas vendas são consequência desta mentalidade “estranha”. É óbvio que, nestas mudanças drásticas, muitas se tornaram eternos sucessos épicos, como A MORTE DO SUPER-HOMEM, a saga CREPÚSCULO ESMERALDA do Lanterna Verde – em que Hall Jordan extermina vários Lanternas Verdes – etc. Mas fica claro que seu sucesso normalmente fica baseado nos grandes nomes e épicos, e pouco nos volumes mensais que, na minha opinião, tem material com potencial para quase todos os seus personagens estourarem nas vendas mensalmente.
Concluindo, realmente não estou “gorando” o a NOVA FASE DA DC. Como grande fã de quadrinhos, espero realmente que, independente destes novos visuais da ilustração acima, todo o projeto seja MUITO BOM! Mas acho que a DC deveria aproveitar esta NOVA FASE, e não só reformular seu universo imaginário no mundo dos heróis, mas também reformular sua forma de ser no mundo real mesmo, e resolver publicar apenas TRABALHOS FENOMENAIS, pra fã e crítico nenhum botar defeito, pois possui à sua disposição porte de empresa e gente talentosa de sobra para produzir tais trablahos.

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em DC, Liga da Justiça, RUBENS JUNIOR. Bookmark o link permanente.

12 respostas para NOVA DC | LIGA DA JUSTIÇA REVELADA

  1. Ótimo post, gostei mesmo, estou animado e ansioso para esse reboot mais sou um dos fãs que não gostou das mudanças nas aparências dos personagens, eu concordo com o que disse. Eles devem mesmo alterar o projeto até que os fãs aprovem, mais espero que eles não tenham essa idéia tarde demais.

  2. Rodrigo disse:

    Concordo com quase tudo, menos com a parte do quebra entre os heróis, mas, é uma grande verdade que a DC tem feito merda com suas revistas mensais e é muito pouco provavel que esse reboot vá fazer eles venderem mais, talvez de certo com alguns herois que vão se tornar mais interessantes, mas no geral acho que vai ficar na mesma e os fans tem que cobrar mesmo.

  3. Shadow disse:

    Estou defecando e caminhando para as mudanças na DC Comics! Nerd se preocupa com tanta bobagem, parecem até com os fãs do Restart! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Barutt disse:

    Finalmente(!) os heróis perderam as cuecas por cima das calças! kkk

  5. Petrus Atayde disse:

    Assino em baixo de tudo que Rubens Júnior disse, mas só acrescente que esse fuzue só ocorre devido a existência da internet, e se os planos de Crepusculo Esmeralda, A morte do Super-Homem, Morte em Família e Crise nas Infinitas Terras(entre outros grandes clássicos da DC) tivessem vazado/sido mostrados como estes foram, a polemica seria a mesma. Era uma época mais fácil para tais mudanças, não haviam debates de internet… Enfim:A DC não está fazendo algo nunca antes feito, ela só está seguindo plano original "pós-crise" do Marv Wolfman e George Pérez, quase ao pé da letra…Olha, a minha explicação ´pe tão grande, que eu apreciaria um espaço no blog, se possivel, para defesa da DC.Petrus Ataydetwitter.com/PetrusAtayde

  6. Juliano Bueno disse:

    Pra mim só de todos eles não estarem mais com as cuecas por cima das calças já vale o tal relaunch!

  7. Miguel disse:

    depois eles criam varias estorias com universo diferentes bagunça tudo d novo …. e la vai eles dinovo querer criar tudo novo. Se a cada revoluçao de moda eles quiserem começar do zero …vou ficar só na mini serie.

  8. r7 disse:

    no fim de toda essa mudança,creio eu para alavancar as vendas porque como uma empresa que cria entreterimento em todas as midias conhecidas e tendo uma concorrente com melhores vendas e tendo em si a força da tradiçao e os fas,consumidores e avidos sim por boas historias mensais e as sagas!e uma preferencia pessoal:deixem as cuecas do lado de dentro dos uniformes!!!força DECENAUTAS!!!!valeu Rubens jr!disse tudo!!!

  9. também sou contra o reboot, mas ele vem, fazer o que né…Heróis renascem, Dinastia M (Marvcel) Crises nas Infinitas Terras (DC) foram sagas que tentaram "reorganizar" os universos, que para mim, deveriam seguir sua evolução natural sem a necessidade de recomeço.Pois RECOMEÇAR leva qualquer bom roteirista à loucura de um pé de chinelo. "Vamos limpar tudo que Chris Claremont fez…" tendo que recontar as origens todas novamente, mas preservando somente os fatos relevantes do passado…Que bost@!….

  10. Igor disse:

    Ja era hora do superman perder a cueca! Também não curto muito a DC só li algumas mini do Batman. É normal esse repudio dos fãs, a maioria não gosta de mudanças, aconteceu o mesmo com o Homem-Aranha, quando quiseram mudar seu uniforme, (que na minha opinião achei a nova muito melhor) mas diferente da DC a MARVEL respeita a opinião da maioria e manteve o uniforme original.

  11. dylan disse:

    concordo com quase tudo nesse post, menos na parte sobre o quebra entre o heróis ,o fato de um personagem ter sido criado antes do outro não significa que ele é melhor . os personagens marvel são infinitamente mais realistas que os da dc , lidam com temas e situações mais humanas , e em dezenas de histórias o que importa é a pessoa por trás da mascara. esse reboot da dc não vai trazer nada de significativo , é apenas uma estrategia de marketing, mas não vai fazer com q as revistas deles vendam mais. o problema é que a dc esta presa a uma imagem ultrapassada dos heróis, aquela da década de 40, com historias de heróis super bonzinhos e vilões super mauvados. e mesmo que eles tentem eles não vão conseguir se livrar dessa imagem. bem diferente dos heróis marvel com quem o publico é mais capaz de se identificar, por ver que eles vivem numa representação do nosso próprio mundo, onde os acontecimentos reais se refletem nos quadrinhos, isso se deve ao fato dos heróis marvel terem sido imaginados dessa forma, como pessoas e nao como "icones" como os mais q ultrapassados superman, flash, mulher maravilha etc – menos o batman que parece ser o unico com quem a dc realmente se preocupa.ah mais uma coisa os VINGADORES SãO OS MAIORES HERÓIS DA TERRA por que eles realmente são uma equipe, e o thor da um pau no super e em qualquer um da dc com as mãos amarradas por q ele eh um D-E-U-S.

  12. Mateus disse:

    Discordo de 2 coisas:1° – (não relevante mediante a questão): O Lanterna Verde não pulveriza o Surfista Prateado nem aqui, nem no universo da DC, muito menos no da marvel. Surfista Pratedo é simplesmente um sujeito que contém 1% do poder inteiro de inúmeros planetas. A quantidade e o tipo de poder dele é maior do que a do Lanterna.2° – (agora sim o que é importante): "…leio sobre estas respostas dos diretores da DC, se mostrando totalmente INDIFERENTES com a reação do público que SUSTENTA seus negócios, a ponto dos fãs até organizarem um protesto que irá constranger e ridicularizar o maior projeto da DC dos últimos tempos no maior evento de quadrinhos dos EUA… Sinceramente eu só posso concluir que os diretores da DC devem ser meio imbecis, um tanto débeis, talvez idiotas, ou quem sabe até um povo de outro planeta que não compreende como funciona o planeta Terra".Eu descordo total e completamente dessa afirmação. Principalmente sobre os diretores da DC serem imbecis, débeis etc. Até acho que o projeto da DC pode virar "vidraça" e ser apedrejado nesse evento sobre quadrinhos, mas quanto à DC estar mandando mal em aspectos econômicos… Vocês acham mesmo que eles não fizeram pesquisas para saber se vai aumentar ou diminuir o lucro?Fora isso, eu sou um verdadeiro fan de quadrinhos, consumindo apenas os produtos Marvel. Quando ouvi falar sobre o reboot da DC, 1° coisa que pensei foi "agora sim, vou começar a colecionar o Batman, o Superman e a Liga da Justiça desde o início", pois eu nunca tive saco de pensar em começar a colecionar a partir do número trocentos e ainda por cima por histórias que nem são la essas coisas todas.Pergunto: quantos de vocês pensaram "ja que a DC vai começar tudo de novo do 0, vou começar a acompanhar"? Se quiserem saber mais ainda sobre a atuação da DC, quantos de vocês já consomem HQs e passarão a consumir mais essas (meu caso)? Quantos de vocês já consomem HQs da DC e irão continuar consumindo do mesmo jeito? Quantos não consomem, mas passarão a consumir a partir desse re-início? E quantos consomem produtos DC e deixarão de consumir?Do mesmo jeito que haverão aqueles que irão abandonar, haverão novos consumidores. Fora que fan que é fan vai continuar comprando achando bom ou ruim. Meu palpite final? Na pior das hipóteses, irá resultar no mesmo lucro atual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s