MARVEL ETERNOS


TÍTULO: MARVEL ETERNOS
PUBLICAÇÃO: 2011
EDIÇÃO: ÚNICA
ROTEIRO E ARGUMENTO: RUBENS JUNIOR
ILUSTRAÇÃO: MARVEL COMICS
ORIGEM: BRASIL
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: SÚPER-HERÓIS
PÁGINAS: 22
FORMATO: 21 X 28 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS
Olá!
Meu nome é Rubens Junior e, a convite do Maurício Alves, me uni aos colaboradores do A&C. E para inaugurar minha coluna de posts, quero lhes apresentar um dos meus xodós: MARVEL ETERNOS. Uma homenagem à Marvel e seus heróis, que vem inspirando artistas e entretendo o mundo a décadas com seus personagens maravilhosos. A principal característica desta homenagem é que a hq foi feita inteiramente através do site oficial da Marvel, que possui um LINK para o internauta criar sua própria hq. É disponibilizado um banco de imagens e fontes extremamente limitadas, assim como a quantidade de páginas. Este foi o desafio: desenvolver uma hq profissional através de um sistema amador. No final das contas, embora sejam poucas, as ilustrações disponíveis são boas e, com um roteiro e argumento adequado, tudo é possível.
A idéia principal foi caracterizar a essência dos principais heróis da Marvel (inclusive os que não sou muito fã). Ou seja, deixar um pouco seus poderes de lado, e concentrar o roteiro na personalidade e objetivo que os tornou heróis. É interessante, pois cada herói tem seu motivo particular para “combater o mal” (o objetivo deles não é “combater o mal”, esta é aconsequência). A partir daí, criei o roteiro e o adaptei para 1 página para cada herói. Como cada herói tinha poucas imagens disponíveis (é perceptível na hq), uma história longa seria enjoativa através das mesmas imagnens, além do que, com o número limitado de páginas a disposição, teria que eliminar alguns heróis para aumentar a história de outros.
A ordem dos personagens está um mesclado de popularidade dos fãs vs clássicos da Marvel. Por exemlo: começo com o Homem-Aranha pois tem muito dos dois mas, embora o Quarteto Fantástico seja um grande clássico, hoje ele jamais poderia ficar a frente de Wolverine e Demolidor.
  • HOMEM-ARANHA | RESPONSABILIDADE – Até no filme (onde costumam errar bastante) pegaram forte nesse drama do personagem, em ser um jovem com grandes responsabilidades. E, nesta tentativa de cumprir seu “dever” como herói, acaba deixando de lado suas reais necessidades básicas da juventude (escola, emprego, namorada, etc).
  • HULK | CONTROLE – Pra mim, este é o grande drama de Bruce Banner: Ele odeia o estrago que Hulk faz, mas ama o que sente quando se transforma. Ou seja, seu maior desejo seria domar a fera, e mantê-la sob seu controle, para sentir-se a vontade para libertá-a.
  • HOMEM-DE-FERRO | SUPERAÇÃO – Tony Stark é um playboy. Não há drama nenhum na vida dele. Ele resolveu ser herói devido a monotonia de sua vida (também retratada perfeita no filme). Porém, ele é um cara excepcional. Um gênio. E seu fascínio e constante busca por perfeição e inovação o levam a se superar sempre, afim de manter-se como o melhor em sua tecnologia.
  • CAPITÃO AMÉRICA | VITÓRIA – Devido a muitas guerras e batalhas, este deveria ser o personagem mais traumatizado da Marvel. Porém, ele AMA o que faz, e não consegue nem pensar em algo fora de suas missões. Não apenas seu corpo, mas sua personalidade é militar, e não admite derrotas (muito americano pro meu gosto mas, como eu disse, é um clássico, e tem seus fãs).
  • WOLVERINE | IDENTIDADE – Depois do Batman, talvez o personagem com a personalidade e psicologia mais aproveitadas nas hq’s. Dramático em muitos aspectos, mas um deles se destaca: o conflito constante entre sua natureza animal e sua busca por paz. A história se passa num mundo pós guerra entre mutantes e humanos, onde só os seres mais poderosos sobreviveram (tipo Juggernaut) e, literalmente, continuam lutando para permanecerem sobreviventes. Um quadro terrível para um homem que busca a paz, mas perfeito para aquele que é o melhor no que faz.
  • HOMEM SEM MEDO | JUSTIÇA – Usei o nome “homem sem medo” pois odeio a tradução do nome deste personagem. Demolidor não tem nada a ver, pois ele não demole nada. Ele não é o Hulk (assim como Punisher = Justiceiro – já que ele não faz justiça, ele pune). Dito isso, este personagem vive em busca de justiça. Porém, da SUA justiça. Ou seja, para o caso da lei que ele defende (como advogado) venha a falhar, ele já tem outro meio para adequá-la ao seu parecer.
  • QUARTETO FANTÁSTICO | SONHOS – O interessante no quarteto, é que ele é formado praticamente por uma família completa (casal, irmão, amigo). E o principal sonho deles, não é salvar o mundo (em primeiro lugar), era simplesmente não precisarficar salvando o mundo sempre, para poderem seguir suas vidas, seus relacionamentos, seu trabalho. É um contexto bem realista.
  • SURFISTA PRATEADO | PROPÓSITO – Um personagem com um caráter perfeito, sem as oscilações humanas em sua personalidade, que vive por propósitos. Antes, cuidar de sua família. Depois, arauto de Galactus. Hoje, cuidar de sua casa. Particularmente, acho este personagem maravilhoso visualmente, mais o fato de ser surfista e ter um poder absurdo só o torna mais cool. Embora ele não possua nenhuma série mensal, com um bom roteirista e ilustrador, faria muito sucesso.
No final das contas, estou muito satisfeito com o resultado. Consegui estabelecer a essência dos personagens de forma clara, como havia idealizado, e o produto final acabou ficando bem bonito. Ainda consegui desenvolver posters de cada herói, e a contra-capa apresentou bem o conteúdo. Espero que curtam.
OBS: Caso sinta falta do Thor e do Punisher (Justiceiro – é outro que odeio a tradução), há sim um argumento plausível para sua ausência: só existe 1 imagem do Thor no arquivo do programa, e nenhuma do Punisher. Uma hq, mesmo que de 1 página, com apenas 1 imagem, seria estragar o trabalho como um todo. Mas prometo que, se dispuserem mais imagens do Thor no programa, farei uma segunda publicação desta hq.

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Capitão América, Demolidor, Homem Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Marvel, Quarteto Fantástico, RUBENS JUNIOR, Surfista Prateado, Wolverine. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s