WOLVERINE | ARMA X – EDIÇÃO DEFINITIVA!

Pense o que quiser: Wolverine é o melhor personagem do mundo! É, de longe, meu preferido devido a vários fatores que nem vou começar a citar aqui, pois quero dedicar todo o texo a esta obra de arte do Barry Windsor-Smith. Discorde se quiser, mas esta é a melhor hq do Wolverine, e A MELHOR DO MUNDO! Veja por que:

  • O ROTEIRO E ARGUMENTO – O roteiro das histórias do Wolverine são divididos em 3 partes: a primeira é a partir de seu lançamento na revista do Hulk. Um herói invocado com garras e ossos indestrutíveis, com um fator de cura que o faz se achar ainda mais. Esta primeira parte é caracterizada pelos roteiros infantís, comuns naquela época onde hq era coisa para criança e os roteiristas e editores faziam questão de frizar isso. A segunda parte é a partir desta revista (Arma X), onde Barry viaja na idéia e cria um épico mais que realista para narrar a inserção de adamantium em Logan. A terceira parte é após a história em que Magneto arranca o adamantium de Wolverine (em X-Men Gigante 2) e descobrimos que as garras já eram naturais, e não implantes. Mas esta terceira parte eu falo mais quando for falar desta revista. Vamos nos ater a parte dois. Sempre quando tentam mostrar a cirurgia de inserção de adamantium em Logan para o público, é sempre algo rápido. Mesmo nos filmes, nos desenhos, é mostrado como se fosse um botão apertado, a cirurgia começa e acaba após alguns segundos e já era. Isso porque, teoricamente, não haveria muito o que ficar narrando num processo de cirurgia. Seria chatíssimo ficar lendo, vendo ou ouvindo médicos e cientistas trabalhando num sujeito desacordado, certo? Errado! Foi exatamente isso que Barry fez. Aqui no Brasil publicaram a história inteira em uma só revista (primeiro em Wolverine Extra – Arma X e depois nesta linda versão encadernada – que podia até sair em capa dura que a gente compra também) mas, originalmente, ele lançou esta histórias em incríveis 14 edições!!! 14 edições de “bisturi. como está a dosagem. pulso. vou compensar. estável. injete…” e poraí vai. Com poucas mas precisas palavras Barry desenvolveu um roteiro mais do que cativante, que não dá vontade de parar de ler nenhum segundo. O leitor fica imerso na história e, por incrível que pareça, o leitor torce para o herói se salvar, mesmo sem ele falar quase nada durante toda a revista. O que mais me faz tirar o chapéu para esse roteiro, é que é simples: a cirurgia. Nada mais. E o cara conseguiu mater a mais de 100 páginas só no argumento. Merecia até o Oscar por originalidade. Esta hq é um marco e um clássico na trajetória de Wolverine, não só por ser muito boa, mas porque foi a primeira história que originou os implantes de memória em Logan, inspirando milhares de roteiristas em suas histórias seguintes com o personagem, brincando com o que seria real em seu passado, e o que seria implante de memória. Essa, embora vc possa baixar aqui, vale a pena comprar.
  • A ILUSTRAÇÃO – Como se já não bastasse o talento na criatividade e habilidade nas palavras, a desgraça ainda desenha pra caramba! É uma página mais linda que a outra, um quadrinho mais dinâmico que o outro. Seu traço é limpo mas suas figuras são selvagens. Imagem não há como explicar muito, é preciso ver. Para variar um pouco, ele ainda eternizou a imagem Arma X (logan com o equipamento de controle pendurado em seu corpo), que é copiada e reproduzida até hoje por vários artistas.
Resumindo, o autor pegou um personagem conhecido por extravasar, brigar e bravejar, e criou uma saga gigantesca deste personagem em estado de coma. Com esta fórmula sem nexo ele desenvolve uma história impecável mais envolvente que um filme e, com esta história, gerou um marco divisório na trajetória do herói em sua hq mensal, influenciando os próximos roteiristas a escreverem suas histórias e angariando uma nova safra de fãs do personagem. E, só para constar, o autor Barry Windsor-Smith comentou em uma entrevista que não elaborou muito o roteiro, simplesmente foi desenvolvendo as páginas e a história foi se agigantando. Precisa falar mais?… Inspiração o caramba. Esse cara é mutante.
Anúncios

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para WOLVERINE | ARMA X – EDIÇÃO DEFINITIVA!

  1. ideva disse:

    Não foi em Wolverine Extra – Arma X que publicaram essa historia pela primeira vez. a 1ª publicação foi em grandes herois marvel, da abril

  2. Fbio disse:

    verdade foi em GHM..eu mesmo comprei na época

  3. Eduardo Diniz disse:

    Essa HQ realmente é muito boa!! Li diversas vezes desde de o ano de lançamento e sempre me impressionei!! Vale muito a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s