AS 10 MELHORES ADAPTAÇÕES DE HQ PARA CINEMA DE TODOS OS TEMPOS!

Não serei o primeiro a fazer esta lista, e com certeza também não serei o último. Se você procurar na net, vai encontrar milhares de blogs, sites, escritores, cinéfilos e/ou apenas amadores expondo sua própria lista dos 5, 10, 15 ou vários tops das melhores adaptações de hqs para cinema no mundo. Todos fazem isso porque é simplesmente muito legal! É interessante colocar todos os filmes que vc curte na sua frente e compará-los, catergorizá-los e, por fim, com moooita dificuldade, enumerá-los. Tão legal, que também resolvi fazer a minha lista.
De todas as listas que vi por aí, discordei de todas. Simplesmente porque não entendi os critérios utilizados na avaliação. Então, para isso não acontecer comigo, vou expor abaixo os critérios que serviram de argumento para construir minha torre da excelência, para que, caso vc discorde de tudo (o que é beeem provável), pelo menos entenda meu ponto de vista.
Meu critério para avaliar adaptações de quadrinhos para cinema é bem simples e lógico. Eu divido em 3 critérios básicos: cinema, adaptação e hq, necessariamente nesta ordem.
  1. CINEMA – Um filme, independente do que se trate, do tema, da origem, da nacionalidade, se é original ou adaptação, do gênero, ou de qualquer outro critério, precisa ser um bom filme. Um bom filme é aquele filme que, simplesmente todos curtem assistir. Não só vc. Todos! A partir do momento que só vc ou só seus amigos mais chegados curtem o filme, significa que ele só é bom para um público específico. Logo, este tipo de filme jamais entraria na minha lista dos 10 mais, pois melhor que estes filmes são aqueles que conseguem agradar a TODOS os públicos, sejam indivíduos, famílias, góticos, nerds, patricinhas, entre outros. É muito fácil produzir uma obra que as pessoas parecidas comigo adorem. Difícil é produzir algo tão bom, que até as pessoas que me odeiam, consigam apreciar. Sendo assim, antes de ser exatamente fiel as hqs, antes de ser uma adaptação inteligente, precisa ser um bom filme.
  2. ADAPTAÇÃO – Gostaria de iniciar dizendo que é moooito difícil adaptar hqs para o  cinema. Embora nós, fãs de quadrinhos, soframos, reclamemos e critiquemos tanto os péssimos filmes que fazem dos nossos queridos personagens ( Lanterna Verde que o Diga! ), é muito difícil fazer um filme bom, com histórias totalmente surreais. Simplesmente porque, para que um filme seja bom, ele precisa ter uma enorme identificação com o público. E a única coisa em que o público se identifica, independente do filme, é a noção geral de realidade (que as hqs não tem). Por exemplo: Numa hq, o ilustrador simplesmente desenvolve um personagem super colorido, dá porrada em todo mundo, beija a mocinha no final e, em poucas páginas, ele nos agrada a tal ponto de voltarmos à banca no próximo mês, em busca de outra aventura. Nos cinemas é impossível isso ter sucesso. Tanto é verdade que, antigamente, os produtores de cinema produziam os filmes desta forma, e até nós, os fãs de quadrinhos, reclamamos pois se tornaram verdadeiros fiascos. Porque, num filme, tudo é diferente. O público depende desta noção de realidade. Em um filme vc precisa explicar exatamente porque o uniforme é colorido, porque o herói apanha tanto e não morre, como a mocinha aguentou ficar embaixo d’água tanto tempo, porque ele tem poderes, etc. Tudo com uma graaande quantidade de detalhes, para que o público, independente do quão distinto seja ou se conhece ou não as hqs, se identifique com o filme e torça pelo herói, ao invés de ficar zombando de tudo que acontece, e saia do cinema dizendo que o filme é “mó viagem”. Para que isso não aconteça, existe esta chamada adaptação. Onde NECESSARIAMENTE os produtores do filme alteram uma coisa ou outra na história original para que, no cinema, o personagem e sua aventura sejam aprovados e apreciados pelo público (inclusive, “nosso” público). O exemplo mais cristalino disso é a ” Jornada do herói” de Batman: Dark Night
  3. HQ – Sendo assim, a hq em si é o que tem menos peso entre estes 3 critérios. Pois eu só páro para pensar se a história do filme é exatamente idêntica a história da hq, se o filme é muito ruim. Pois, se o filme é bom, se estou entretido, se o filme conseguiu atingir seu propósito de me tirar durante algumas horas da realidade e me envolver com sua história ao mundo da imaginação de forma que eu nem perceba, eu fico horas elogiando o filme, compro o dvd e só depois, quando o efeito de êxtase vai passando, é que começo a comparar o que assisti com a história original das hqs, e com todos os seus detalhes que foram perdidos durante o filme. E, mesmo que eu ache 300 diferenças entre a hq e este filme, ele não perde posição no meu ranking ( exemplo Kick Ass ), pois sua adaptação foi inteligente e o filme chegou ao nível de ser comparado com bons filmes do cinema, e não somente filmes de adaptações de quadrinhos que, normalmente, só são comparados entre si.
Outro detalhe: eu sempre julgo os filmes através da primeira impressão que tive após assistir o filme pela primeira vez. Após assistir várias vezes, sua mente fica tendenciosa, sua opinião muda com o tempo, e seu julgamento acaba sendo impreciso e injusto. Um exemplo perfeito: O Justiceiro (The Punisher) de 1989, com John Travolta. Este filme foi feito após o grande épico de X-Men 1 e Homem-Aranha 1, numa época que todos descobriram como fazer bons filmes baseados em hqs e virou moda ganhar dinheiro com este mercado (bom para nós). Mas, infelizmente, os produtores do Justiceiro erraram feio e não fizeram justiça com o herói que, comparado aos filmes que acertaram, O Justiceiro seria fácil de fazer, já que não voa, não solta raio dos olhos, não tem teias, etc. Nos primeiros 5 min. eu percebi que o filme era ruim. Nos primeiros 10 min. eu já não aguentava mais assistir. Nos primeiros 15 min. eu desliguei o dvd e fui fazer outra coisa (nem pude assistir outro filme pois, infelizmente, eu havia “locado” junto a Mulher-Gato com Halle Barry.. AAAAAAAAAHHHHHH!!! Esse eu fiquei só nos 5 min. mesmo). Com o tempo acabei criando coragem e, alguns anos depois, eu assisti O Justiceiro inteiro. Tudo se confirmou: é péssimo mesmo. Porém, com tv a cabo, este filme começou a passar direto na tv e, quando não tinha nada para fazer, eu deixava no canal, como passa-tempo, para pegar no sono, etc. Hoje eu até curto o filme. Entendi a ênfase que o diretor queria dar, mostrando mais a falta de vida social do personagem do que no ato violento dele fazer justiça. Hoje eu racho o bico com os personagens extras, a moça, o gordo e o dos piercings, que, inicialmente eu achava ridículos. Ou seja, Hoje eu não acho tão ruim, até curto assistir. Por isso, na hora de julgar eu vou pela certeza do meu julgamento inicial.
Tendo dito, tendo explicado, vamos ao que interessa:
————————————————
10
OLD BOY
2003
Está aí um filme maravilhoso!!! Assisti na maior despretensão. Meu irmão (também apaixonado por cinema) tinha este filme. E, como ele não tem filmes ruins, um dia em casa eu vi a capa e resolvi assistir. Pirei! O filme é demais! Atores perfeitos. Suspense incrível, frenético. Intrigante e envolvente a tal ponto, que vc torce pelo personagem sem saber se ele é herói. Fiquei indignado que não ganhou nenhum oscar, globo de ouro, gremmy, troféu imprensa, medalha de honra ao mérito.. qualquer coisa! Este filme mereceu demais um prêmio que o destacasse dentre os outros do mesmo ano. Muito tempo depois, eu descobri que era uma adaptação de quadrinhos (na época eu não tinha o blog, minha coleção de hqs estava de canto, não estava pesquisando nada). Quando descobri, tentei arranjar as hqs para comparar. Não li todos os volumes, mas durante a pesquisa, já percebi algumas diferenças do filme para hq. Some isto ao fato de ser um filme coreano, que não demorou muito para surgirem boatos do remake americano. De qualquer forma, o Old Boy entrou para lista. E só não ficou mais próximo dos primeiros lugares, pois este filme é bem humano, sem efeitos especiais, sem surrealidades demais, etc. Logo, o nível de dificuldade de produzir um bom filme não foi tão alto quanto dos outros a seguir.
————————————————
9
SIN CITY
2005
Daqui para frente, todos os filmes, adaptações e identidades com as hqs são praticamente perfeitos. Serão apenas diferenciados pelo quanto o filme é envolvente pois, de resto, ninguém reclama. E Sin City é o exemplo perfeito de adaptação de hq para cinema pois, sua hq, é extremamente original e diferente das outras hqs. Mesmo assim, os produtores conseguiram fazer um filme muito bom, imitando todos os detalhes existentes nas hqs, desde a história em si até a semelhança de personagens, ambientação, enquadramento de cenas e diálogos. O filme só não ganhou um público maior devido a violência e sexualidade que contêm (como na hq), o que o torna ainda mais fiel a obra original. Embora não esteja entre os melhores filmes do ranking, talvez estivesse em primeiro se eu só considerasse a adaptação e fidelidade a hq original.
————————————————
8
HOMEM DE FERRO
2008
Homem de Ferro não só alcançou todos os quesitos, como se tornou um padrão. Todos os filmes que vieram depois dele tiveram a infelicidade de o terem como referência. Ué, não foi assim com o Homem-Aranha, X-Men, etc??? Não. Todas as outras boas adaptações foram comparadas as suas próprias continuações. Por exemplo: ninguém compara Justiceiro com o Homem-Aranha, ou Mulher-Gato com X-Men. Justiceiro, Mulher-Gato, Demolidor, Elektra, etc, simplesmente tiveram a expectativa de serem bons filmes e tivessem melhores continuidades que o primeiro, como X-Men conseguiu e Homem-Aranha conseguiu. Porém hoje, quando se faz um filme de herói, todos tentam imitar exatamente o Homem de Ferro. Eles estão procurando atores que pareçam fortes, mas sejam carismáticos e engraçados como Robert Downey Jr. Os roteiros seguem exatamente o mesmo padrão, com a mesma mocinha. Só estão mudando os poderes e os atores. De resto, parecem o mesmo filme. Como já postei no blog, um exemplo, foi a grande decepção do Thor, que é mais uma tentativa de imitação, não do sucesso do Homem de Ferro, mas do próprio Homem de Ferro. Mas tudo isso só aconteceu pois o filme do Homem de Ferro realmente foi um estrondo. Um filme de grande sucesso que agradou os mais chatos cinéfilos e mais chatos críticos de hq, tendo maior mérito o ator principal do que o filme em si. Ele só não está mais próximo dos primeiros no ranking pois tal sucesso já havia sido conquistado, até em maior escala, com alguns dos filmes abaixo.
————————————————
7
HOMEM-ARANHA 2
2004
Podemos dizer que Homem-Aranha é um fenômeno. Seu primeiro filme conseguiu o mesmo sucesso que Homem de Ferro, mas seu segundo filme superou todas as espectativas. Homem-Aranha 2 conseguiu arrancar tudo que alguns não curtiram no primeiro filme envolveu o filme de ação a um incrível contexto dramático que ninguém (eu) esperava. Cara, vc pode achar bichisse, mas eu quase chorei durante o filme, pois o nível de sofrimento que o herói viveu foi moooito real: morando numa espelunca, sem emprego, perdendo a namorada, sendo mal tratado todo dia por aqueles que ele resolveu proteger… some isso a um excelente ator (Tobey Maguaire) e o resultado foi uma tremenda surpresa. O lógico, o esperado, é que Homem-Aranha 2 seguisse o mesmo caminho que Homem de Ferro seguiu: o herói no seu ápse, curtindo o fato de ser herói. E não sofrendo igual o seu madruga. Muito bom! Só não chegou mais perto do primeiro lugar, pois só o Peter Parker sofreu nesse filme. So ele viveu a vida come ela é. Os outros personagens pareciam ter caído num berço de ouro, num mundo que só era perfeito para eles.
————————————————
6
WATCHMEN
2009
Watchmen é tudo que eu sempre quis ver num filme. TUDO! E tudo se resume a uma palavra: realidade. Como assim? Se pergunte: Como o mundo seria se realmente existissem super heróis. Se raios gamas transformassem seres humanos em super humanos, se alguns destes super humanos resolvessem lutar pelos humanos normais, eles se envolveriam na política? Eles seriam assediados pela mídia? Como realmente seria??? Resposta: assista Watchmen. Amei. Infelismente, me martirizo por ter me perdido nas datas e não assisti Watchmen no cinema. Mas o filme é tão, tão, tão bom, que o efeito que causou em mim, assistindo sozinho em casa, foi exatamente o mesmo que seria no cinema. Acabou o filme, eu não queria comentar com ninguém, não queria comparar com hqs, não queria assistir denovo… eu só fiquei pasmo. Parado, de boca aberta. Durante o filme, não houve nada em que eu tenha pensado “isso eu faria diferente”. Tudo que eu pensava, acontecia. Eu ia acompanhando a história e todas as questões que minha mente iam criando o filme ia respondendo. Não houve nada que eu pudesse dizer “só aquilo fiocu sem sentido”. Tudo se encaixou perfeitamente a tudo que eu tinha esperança de assistir. Incrível. Foi muito diferente pois, avaliando a mim mesmo, percebi que a sensação que me deixou pasmo após o filme, foi de alívio. Alívio, pois finalmente assisti um filme de heróis feito exatamente como eu achava que deveria ser feito. Logo, o que explica este filme não estar em primeiro? Simplesmente porque os filmes que estão abaixo, fizeram muito mais do que eu esperava. Fizeram muito melhor.
————————————————
5
X-MEN 2
2003
Para quem não sabe, X-Men 1 de Bryan Singer (X-Men – O Filme) é o grande responsável por existir uma lista de top 10 em filmes desta categoria, por termos pelo menos 5 lançamentos de hqs no cinema entre os melhores filmes do ano, por estes filmes estarem ganhando reconhecimento mesmo fora do mundo dos quadrinhos. Este gênero de filme já estava falido devido a diversas produções que chamamos de “fiasco”, como o filme Capitão América de 1979, O Justiceiro de 1989, Liga da Justiça de 1997, entre váaarios outros! X-Men seria mais um troço desta triste coleção e, por isso, também não recebeu nenhum grande orçamento. Porém, ninguém contava com o fator Bryan Singer que, mesmo com pouco dinheiro, conseguiu utilizá-lo de forma fenomenal para produzir um filme que, devido a característica de cada personagem, deveria gastar uma fortuna com efeitos especiais. Como não tinha uma fortuna, Bryan Singer guardou o pouquinho que tinha para o final. Criou uma história coerente, introduzindo o público ao mundo dos mutantes, desenvolveu a trama através de bons diálogos e, no final, usou tudo que lhe estava a disposição em ação e entretenimento. Embora na época não tenha sido um graaande filme, X-Men 1 deixou claro que era possível um sucesso garantido com este gênero, se fosse bem financiado. Logo veio Homem-Aranha e todo o resto. Com o novo ambiente dos quadrinhos no cinema, Bryan Singer finalmente recebeu uma fortuna para produzir a continuidade de X-Men, e dirigiu um filme maravilhoso, deixando claro que o 1º só não havia sido melhor por falta de grana, não de talento. X-Men 2 está nesta posição no ranking pois é basicamente o primogênito de todos os filmes que estão atrás dele neste ranking. Tudo que os outros tem, ele tem, fora o fato de ser o primeiro. Vc pode dizer: Pô, mas não é o primeiro! O primeiro é X-Men 1! Eu considero o 2º realmente uma extesão do primeiro, como se fossem 2 capítulos, e não 2 filmes. Fora o fato de que X-Men 2 é tão bom, que conseguiu tornar o X-Men 1, que não era grande coisa, num clássico que, hoje, tem continuidade até para trás, com X-Men Primeira Classe. Me diga outro filme que, quando lançado, consiga melhorar o primeiro. Lembro que, quando assisti X-Men 2 com uma galera no cinema (só eu era fã de quadrinhos), TODOS no cinema saíram extasiados com o filme, elogiando o filme, e loucos para assistir o primeiro filme novamente. Até as meninas, que sempre reclamam das “viajens” do filme, estavam curtindo, elogiando e comentando. Bryan Singer conseguiu explorar muito bem todos os ângulos do filme (que não eram poucos), desde os personagens diferentes, brigas sociais, familiares, política, até a construção de um bom roteiro, contado de uma forma simples. Só parece fácil, mas foi mágico: X-Men no cinema, com a grandeza que merece… a pouco tempo atrás, era só no sonho.
4
V DE VINGANÇA
2005
É até difícil falar deste filme. Se eu usar a palavra perfeito em tudo, fica chato de ler. Se eu ficar inventando palavras, fica chato de escrever. A verdade é que este filme deveria concorrer a, no mínimo, a 2 oscars. 1º de melhor filme. 2º de melhor atriz coadjuvante (se considerarmos que V era o principal). Estes 2 oscars deveria ter levado mas, por ser um filme baseado em hqs (se pelo menos fosse hq americana), nem foi indicado. Embora este filme não tenha o mesmo grau de dificuldade no quesito efeitos especiais como X-Men, nem aquela questão absurda “que personagens usaremos???” (já que X-Men, Homem-Aranha, etc são baseadas em milhares de revistas, e não em apenas uma revista como V de Vingança) o grau de dificuldade psicológico de V de Vingança é o maior de todos estes filmes do ranking. O personagem é um humano, que vence toda a crueldade política e indiferença social apenas com seu corpo e sua inteligência. Usando apenas de força de vontade ele mudou a história. Escrevendo aqui, parece simples. Mas, no filme, tudo foi contado de forma extremamente convincente e apaixonante. Quando acaba o filme, vc está totalmente inspirado para que, caso fosse uma história real, vc certamente seguiria a causa do V também. É este sentimento que eu exijo quando digo que um filme precisa primeiro te tirar da realidade, antes de te envolver com a surrealidade do filme. Este filme é surpreendente, realista, dinâmico, tem tudo que eu gosto, como Watchmen. Porém, além de conseguir ser muito mais popular, ele me surpreendeu com uma divina qualidade: é um filme poético. As palavras, os movimentos, o jogo das câmeras… mesmo se o filme fosse mudo, seria possível perceber o sentimento em cada cena. Além de muito forte, é um filme muito belo. Dramática e incrível essa combinação.
————————————————
3
BATMAN
1989
Finalmente chegamos a lista dos 3 mais. Vc pode curtir moooito efeitos especiais e toda essa mega produção milionária que envolve os filmes hoje em dia, onde qualquer ator meia boca consegue entrar em cena e compor o elenco, pois sua atuação é encoberta por computação gráfica e roteiros básicos. Mas existiu uma época em que nada disso existia. Só existiam bons atores e criatividade dos produtores para transformar os filmes em algo surreal. Nesta época, apenas os melhores do mundo se destacavam. Em Batman, os melhores do mundo se reuniram: Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger serviram como marionete de um dos diretores mais visionário do mundo, Tim Burton. Com argumentos inteligentes, atuações convincentes, figurinos apropriados e narrativa dinâmica, eles conseguiram construir o clima ideal para um personagem que a mídia já usava a muito tempo, mas não com tanta maestria. Após este filme, Batman nunca mais foi assemelhado a Super-Homem ou nenhum outro herói. Nada de cores, nada de melodramas. Ele é sombrio e pronto. Lembro que, na época em que foi lançado, foi febre em todos os cantos. Muitos considerava como o melhor filme já visto. Não como o melhor filme “de quadrinhos” já visto. O melhor dos melhores. Claro que foi um exagero da época mas, até hoje, quando passa, eu começo a assistir e sou fisgado pela força que o filme tem. Não é só o personagem. Todo o ambiente e clima que vc vê no filme foi moldado de forma característica e singular para o personagem. Quando percebo, eu só queria assistir um pedacinho e o filme já está no fim. Este filme está além das palavras, se tornou um clássico eterno. Não só o filme se tornou um clássico, mas também os seus principais personagens. O Batman de Michael, o Coringa de Jack, a mocinha de Kim, o mundo de Tim. Infelismente, este filme também caiu no preconceito da época e nem o filme nem os atores concorreram a nenhum prêmio. Após alguns anos, Batman o Retorno teve a mesma receita, mas não o mesmo sucesso. O filme ficou a desejar mas, em compensação, os personagens se tornaram tão clássicos quanto no primeiro, como a Mulher Gato de Michelle Pfeiffer e o Pinguim de Deni Devito. Fora esta continuidade, todos os outros Batman’s foram grande fiaaasco, que nem vale a pena comentar. Até que se cansaram de fiasco e resolveram trabalhar direito. Tão direito que, de forma quase milagrosa, arrancaram este clássico do 2º lugar no meu ranking.
————————————————
2
BATMAN | O CAVALEIRO DAS TREVAS
2008
Cara, como um filme tão recente se torna um clássico tão rapidamente??? Como um filme tão bom consegue uma continuidade que nos faz esquecê-lo totalmente??? Ninguém nem fala mais de Batman Begins. Ninguém! E não foi um filme mediano como X-Men 1, nem tão pouco ruim. Batman Beguins muito bom! Não chega a ser perfeito, mas é muito bom. Quase ficou em 10º no meu ranking (só não coloquei porque teria que tirar Old Boy. Mancada). Mesmo assim o Cavaleiro das Trevas chegou pisoteando tudo como se não houvesse naaada pela frente. Elevou totalmente o nível e, de um dia para o outro, os quadrinhos estavam concorrendo a oscar no cinema como melhor filme e ator, não só com efeitos especiais. De um dia para o outro! Inacreditável! Eu não preciso ficar elogiando este filme. É recente, todos já viram o quanto é magnífico em todos os sentidos, desde os atores, o roteiro, os diálogos, a trama, os efeitos, o figurino.. tudo é demais! Por isso estou falando do que, talvez, alguém não tenha percebido: Batman O Cavaleiro das Trevas chegou em oooutro nível. Não é um filme de quadrinhos. É um filme perante a sociedade. E isso é muita coisa.
Sobre este filme, tenho uma história interessante: Por incrível que pareça, pouco tempo após o filme, participei de um jantar e, conversando com alguns caras da mesa, um deles entrou no assunto dizendo que havia odiado este filme. Eu fiquei mudo. Eu levei um tempo para acreditar no que havia ouvido, principalmente porque ele disse de forma com que todos fôssemos concordar com ele. Então, para não esmurrá-lo de forma precipitada, resolvi fazer uma pergunta inteligente. Ao invés de perguntar o porque dele não ter gostado do filme, perguntei: Existem muitos filmes do Batman. Este vc não gostou. De qual vc gostou? Ele respondeu: Dos outros, ué! Daquele que tem o cara do gelo, daquele outro que tem o Jim Carrey… Então eu percebi que ele não gostava de “raciocinar” enquanto assiste um filme, só usa filmes como entretenimento de amebas. Então, para confirmar minha conclusão precipitada, eu expliquei: Na verdade, são estilos de filmes diferentes, e não filmes bons e ruins. Quando fizeram estes filmes do Batman que vc gostou muito, os fãs de cinema e os fãs de quadrinhos odiaram estes filmes! Apenas as crianças da época gostaram. Você devia ser criança na época, não era? – Era. – Então, agora resolveram tentar agradar os fãs de hqs e os fãs de filmes, e com esta nova franquia do Batman, com enredos mais estruturados e realistas, eles conseguiram. – É verdade. Você tem razão. É que eu realmente não gosto de pensar muito para ver um filme, só precisa ser divertido. Como eu não entendi nada do Cavaleiro das Trevas, eu odiei o filme.
Moral da história: Só não considera este filme entre os melhores, quem não pensa.
————————————————

1
SUPERMAN | O FILME
1978
É sério. Não é por nostalgia, nem para dar um crédito ao maior herói de todos os tempos, nem porque é o filme mais antigo da lista: SUPERMAN O FILME AINDA É, INDISCUTIVELMENTE, A MELHOR ADAPTAÇÃO DE HQ PARA CINEMA E UM DOS MELHORES FILMES QUE JÁ ASSISTI ATÉ HOJE. Leve em consideração roteiros, criatividade, originalidade, atuações, entretenimento, dinâmica, humor… julgue pelo que for, no mundo dos quadrinhos, ele ainda é o número 1.
Nenhum Hugh Jackman foi tão carismático quanto Christopher Reeve, nenhuma das lindas modelos/atrises melosas de hoje em dia foi tão carismática quanto a Lois Lane de Margot Kiddere, nenhuma computação gráfica foi tão inacreditável quanto o primeiro vôo de Superman e, embora o Coringa de Jack Nicholson e o de Heath Ledger tenham sido muito mais carismáticos que o Lex de Gene Hackman, isso ainda é pouco argumento para arrancar o posto de Superman do topo do ranking pois, com a ajuda da maravilhosa trilha sonoroa, Superman ultrapassou o nível de clássico, e se tornou um ÉPICO.

Muitos nem comentam isso mas, por mais curta que tenha sido a passagem de Marlon Brando pelo começo do filme, sempre que passa na tv, eu faço questão de assistir do começo até a melhor parte do filme que, para mim, é quando Clark faz sua viajem dos 18 aos 32 anos pelo espaço, ao som aconchegante da voz de Jorel, instruindo seu filho, até a parte em que Superman aparece de uniforme e faz seu primeiro vôo. Impressionante o quanto esta parte do filme é hipnótica. Até hoje eu evangelizo novos adeptos para o mundo dos quadrinhos narrando/comentando/mostrando este filme.
Sinceramente eu nunca fiz questão nenhuma de manter este filme no top da lista. Até meus 25 anos eu nem curtia muito o herói Superman, apenas nos filmes. Meu herói favorito sempre foi o Wolverine e minha esperança é que, quando seu filme fosse lançado, ele colocasse todos os outros filmes no chinelo, devido o potencial do personagem e sua carga dramática. Só após eu começar a acompanhar as primeiras temporadas de Smallville que Superman me chamou atenção como um personagem interessante. Ou seja, o filme Superman só está no topo do ranking por puro julgamento do filme e sua adaptação dos quadrinhos para o cinema. Nada mais. Sem mérito de queridinho da minha parte. E isso o torna ainda mais impressionante para mim pois, mesmo não curtindo muito o personagem até alguns anos atrás, ele sempre manteve o número 1.
 Se dependesse de mim, esta lista mudaria a cada lançamento de filme. Após gostar muito de X-Men: Primeira Classe e achar mediano THOR, ainda acredito no Capitão América, mas não tem como acreditar no Lanterna Verde. E se algum deles merecer, pode ter certeza de que volto aqui e atualizo o ranking, ao invés de criar outro, para manter este post sempre atualizado. Mas, da forma que vejo, eles ainda vão precisar ralar moooito para chegar aos pés do primeiro e único Homem de Aço.
E chega ao fim meu particular ranking das 10 melhores adaptações de hqs para cinema. Caso concorde ou discorde, fique avontz para comentar. E para não achar que ignorei alguns outros bons filmes, segue abaixo uma lista daqueles que também estão entre meus preferidos, que poderiam (de acordo com opiniões) ocupar algum lugar neste ranking dos 10 mais:
1980 – SUPERMAN 2
1980 – POPEYE
1982 – CONAN | O BÁRBARO
1988 – AKIRA
1990 – DICK TRACY
1990 – AS TARTARUGAS NINJA
1991 – A FAMÍLIA ADAMS
1994 – O CORVO
1994 – O MÁSCARA
1994 – RIQUINHO
1998 – BLADE
2000 – (BATTLE ROYALE) BATALHA REAL
2001 – (GHOST WORLDS) APRENDENDO A VIVER
2002 – ESTRADA PARA PERDIÇÃO
2002 – HOMEM-ARANHA
2003 – ANTI HERÓI AMERICANO
2004 – HELLBOY
2005 – MARCAS DA VIOLÊNCIA
2005 – CONSTANTINE
2006 – 300
2008 – O INCRÍVEL HULK
2010 – KICK-ASS
2010 – HOMEM DE FERRO 2
2010 – SCOTT PILGRIM
2011 – THOR 
2011 – X-MEN | PRIMEIRA CLASSE
2011 – LANTERNA VERDE ( INÉDITO )
2011 – CAPITÃO AMÉRICA ( INÉDITO )

Crétidos para Rubens Junior do Excelente Blog OS QUADRINHOS 

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

31 respostas para AS 10 MELHORES ADAPTAÇÕES DE HQ PARA CINEMA DE TODOS OS TEMPOS!

  1. Fábio disse:

    Das adaptações de hq só não curti 2 filmes:- Homem de Ferro 2 – achei que veio com muita pretensão e perdeu o rumo.- Homem Aranha 3 ou emo-aranha. Péssima adaptação, e onde já se viu Eddy Brock "francote" Seria melhor convidar o "Governator" ou outro bombadão da vida.Quem me surpreendeu foi o Quarteto Fantástico 2, assisti como quem não dava crédito e adorei o filme.Quanto a sua lista, eu mudaria uma coisa ou outra, mas só o fato de deixar os filmes abaixo no TOP-10 já tá valendo: SIN CITY, HOMEM DE FERRO, HOMEM-ARANHA 2, WATCHMEN, X-MEN 2, V DE VINGANÇA, BATMAN | O CAVALEIRO DAS TREVAS

  2. Anonymous disse:

    concordo com o Superman 0/ é a melhor mesmo!oldboy também é muito foda!

  3. leomuricy disse:

    Boa a lista como um todo, destes eu só não colocaria xmen 2 e o batman de 1989…Acho que colocaria o Begins e talvez o Superman 2, não sei.Não considero o Xmen2 seja ruim como foram o 1 e o 3 não, só acho esses 2 filmes melhores que ele.Briga boa entre Superman 1 e Dark Knight, mas o segundo marcou muito, pq há muito tempo não faziam um filme realmente bom de hq. Tá, vcs podem pensar na maioria dos que apareceram nesse tópico, mas Dark Knight foi bom não somente como um filme de hq, mas como um filme de verdade.Foi talvez a única vez que eu vi leitores de hq e pessoas totalmente leigas em hq adorarem um filme de herói.

  4. Anonymous disse:

    so curti mais o homem aranha 1 doque o 2,e acho que o batman returns fico bem mais massa com aquele pinguin que fico muito foda,mais fora isso achei que fico legal a lista

  5. Anonymous disse:

    Pow o filme do Bataman – o cavaleiro das trevas foi melhor q o Superman, mas fico manera a lista.

  6. Anonymous disse:

    Falando em adaptações alguém assistiu o filme dos 20th Century Boys ?

  7. victor disse:

    PUTZ! concordo com sua lista, exceto – na verdade não tanto – por watchmen. no lugar dele, colocaria 300. por sinal do mesmo diretor, porém achei mais interessante, me causou o que te causou em relação a watchmen.mas tá de parabéns pela lista! =]show de bola as análises!p.s.: pq vc escreve infelizmente com "S"? o.O

  8. Anonymous disse:

    Superman é o melhor mesmo,e o final de oldboy é um soco no estomago,no melhor sentido é claro.

  9. Lucas A. disse:

    O justiceiro de 1989?

  10. Anonymous disse:

    Não quero ser chato, mas acho que em algum lugar dessa lista faltou Jusiticeiro: Zona de guerra.

  11. Anonymous disse:

    Eu não colocaria o superman não. não gosto dele em nenhuma forma ( gosto um pouquinho do smallvile)Acredito que quem já assistiu o anti herói americano, concordaria comigo que este filme merecia estar nesse top 10 (não exatamente no lugar do superman)

  12. JR disse:

    Pra mim:1 watchmen2 sin city3 batman begins4 homem de ferro5 3006 superman7 V de vingança8 x-men 29 homem aranha10 kick assDaria pra fazer um post com as MAIORES DECEPÇÕES ….Com certeza, 2 filmes do homem aranha, conan, sonja, quarteto fantástico, x-men 3, wolerine, demolidor entre outros entrariam na disputa !!!

  13. Anonymous disse:

    Achei muito corajoso da sua parte incluir Watchmen e V de Vingança na sua lista, uma vez que uma boa parte dos fãs de quadrinhos amaldiçoa ambas as adaptações. Já eu, concordo com ela e partilho dos seus critérios. Parabéns.

  14. Só Fanboy adora X-Men 2. Sempre falam que os filmes são bons com o argumento que foral eles que iniciaram a onda de filmes apaptações de quadrinhos. Sinceramente, não vi nada de mais em nenhum deles que não veja em outros filmes da Fox. MAS X-Men: Primeira Classe é outra historia, ele sim deveria estar na lista. Mas como não é um X-Men com a historia voltada praticamente INTEIRA no Wolverine/Hugh Jackman, não tem que estar aqui. E o fato de usar o discurso que seus amigos que NÃO gostam de quadrinhos, revela que deve ouvir muitas pessoas que não gostam tanto de X-Men 2 quanto você. É filme é um bom entretenimento. Nada mais que isso. Agora falar que X-Men 1 é um clássico já é demais, não concorda?

  15. Jota disse:

    Eu daria um jeitinho de enfiar aí na lista Conan o Barbaro,300 e a Mascara do Zorro.

  16. Anonymous disse:

    Concordo que o Superman foi a melhor adaptação já feita. Foi um marco na minha infância, pois era filme obrigatório na sessão da tarde durante as férias em um tempo que nem videocassete existia.

  17. Anonymous disse:

    Cavaleiro das trevas, melhor filme da minha vida…tem todos os seus pré-requisitos e mais…mas avaliando em um todo, sua lista é ótima!

  18. Anonymous disse:

    Eu acho o Cavaleiro das Trevas extremamente chato. Ponto. Falei. Podem me excomungar.

  19. lucasbomje disse:

    só acho q TDK deveria ficar em primeiro! e begins entre os 10… de resto concordo…

  20. Anonymous disse:

    X MEN FIRST CLASS,È HORRIVEL

  21. Otacílio disse:

    Tirando X-Men, que é lixo de primeira qualidade, o restante até que presta.

  22. Anonymous disse:

    Sem a menor sombra de dúvidas Batman O cavaleiro das Trevas é o melhor filme xD

  23. Anonymous disse:

    Sem duvida faltou Kikc Ass no top 10

  24. NZ disse:

    Foi corajoso colocar watchman e V de Vingança, duas grandes decepções do cineme e esquecer 300 e o corvo.

  25. Anonymous disse:

    Concordo em grande parte em sua lista, seus argumentos parecem ser bem coerentes, percebi q vc também curtiu Blade, Constantine e principalmente Helboy (q estariam na minha lista), mas pq ñ colocou 4 fantástico na sua lista secundária?? Achei o 2° bem divertido.

  26. Anonymous disse:

    Concordo com a lista principalmente os primeiros 2 mas acho que Scott Pilgrim vs the World devia estar no top 10 e Blade tambem foram tao bons que no caso do Blade o personagem do filme tornou-se melhor que o do da hq.

  27. Tua lista é boa, mas acho que o "V de vingança" não tem lugar aí, não por ser ruim, é um bom filme, mas como adaptação peca muito, ficou muito raso. Faltou "300" que junto com "Sin City" são as duas adaptações mais fiéis que vi. Na minha lista também entraria o Thor e Hellboy. E quem comentou falando no Justiceiro 2 só pode estar de brincadeira….Kick Ass ia bem até a jetpack cagar tudo no final, mas ainda assim curto o filme. O Batman begins podia estar no lugar do Batman de 89 tb. Mas no geral sua lista é bem coerente! A minha:10-Watchmen9- X men: first Class8- Sin City7- Homem-Aranha 26- 3005- Thor4- Hellboy3- Homem de Ferro2- Cavaleiro das Trevas1- SupermanPiores:Justiceiro 2Hulk do Ang LeeLiga ExtraordináriaTodos os Batmans depois de retorno e antes do BeginsQuarteto fantásticoSuperman o retornoHomem Aranha 3(pior de todos,todos,todos!)

  28. Asa Noturna disse:

    Faltou "RED" nessa lista Bruce willis e john mlkovich são fodas hahhah

  29. Asa Noturna disse:

    Faltou "RED" nessa lista Bruce willis e John Malkovich são fodas hahahah!!!

  30. J.B disse:

    Só esclarecendo,os personagens secundarios do filme do Justiceiro sao todos do primeiro arco do Garth Enniscom o personagem, Russo,O senhor Bumpo,o Spyke,sao adaptações fieis do momento Garth No roteiro,além do predio onde moram e da relação que os personagens tem.

  31. Anonymous disse:

    Acabei de assistir o filme "old boy" e achei um lixo, história diferente com muitos fatos q não se espera, mas chega ser duentio e ridiculo.Ao meu ver nem deveria ter sido sitado nessa lista de filmes realmente grandiosos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s