As Revistas Team-Up !

Olá, meus caros visitantes! Aqui estamos novamente, e dessa vez tocaremos em um assunto que é muito caro para nós, e provavelmente para todos os fãs de quadrinhos: os team-up’s! Não sabe o que é um team-up? Ora, team-up é uma expressão em lingua inglesa qu é usada nos quadrinhos para designar os famosos encontros entre super-heróis que geralmente não trabalham juntos. Ora, desde os anos quarenta os team-up’s são uma tremenda carne de vaca nos quadrinhos americanos, e certamente o sucesso desses encontros fez com que nos anos sessenta e setenta surgissem revistas totalmente dedicadas a eles. E justamente essas revistas serão relembradas por nós… Por favor, nos acompanhem nessa retrospectiva…

The Brave and the Bold

A importância de The Brave and the Bold é incalculável, uma vez que esse gibi praticamente foi um dos berços da chamada Era de Prata dos quadrinhos americanos. Lançada em 1955, inicialmente a proposta editorial dessa revista era publicar histórias heróicas ambientadas em épocas passadas, trazendo aventueiros como o Principe Viking (Viking Prince), o Cavaleiro Silencioso (Silent Knight) e Robin Hood. Posteriormente a revista passou a apresentar novos personagens, que dependendo da aceitação do público poderiam ganhar revista própria, que foi o que acabou acontecendo com a Liga da Justiça (Justice League) e o Gavião Negro (Hawkman). A partir da quinquagesima edição o gibi teve uma nova mudança editorial passando a apresentar encontro entre os heróis do Universo DC, porém a partir da sexagésima-sétima edição tais encontros passaram a ter um personagem fixo: o Batman. Provavelmente o Cruzado Encapuzado se tornou personagem fixo de The Brave and the Bold devido ao avassalador sucesso do seriado televisivo do Homem-Morcego estrelado por Adam West. O seriado foi cancelado, mas o Batman continuou a participar do gibi, que entrou nos anos setenta com a maior parte de suas histórias desenhadas pelo sensacional Jim Aparo. Em 1983 a revista foi cancelada para dar lugar a Batman and the Outsiders, porém esse não foi o fim definitivo de The Brave and the Bold… Nos anos que se seguiram a DC Comics lançou diversas minisséries com esse titulo, até que em 2007 a revista voltou em definitivo, apresentando mensalmente aventuras conjuntas dos heróis da editora. Aqui no Brasil as histórias dessa nova fase são publicadas regularmente nas revistas DC da Panini, enquanto boa parte dos team-up’s do Batman foram lançados por aqui no final dos anos setenta e inicio dos oitenta no gibi Superduplas, da saudosa editora Ebal. Ah, e antes que vocês perguntem: sim, os team-up’s do Batman dos anos setenta são a inspiração e mote do sensacional desenho animado Batman: Os Bravos e Destemidos, exibido semanalmente no canal a cabo Cartoon Network.

Marvel Team-Up

Lançada no inicio de 1972, Marvel Team-Up tinha como proposta trazer aventuras onde ou o Homem-Aranha ou o Tocha Humana dividiram a cena com outros personagens da Marvel. Não demorou muito para o herói aracnídeo tomar conta de vez da revista, se tornando na prática o personagem fixo da mesma na maior parte das edições lançadas. Diversas equipes criativas passaram pela revista, e uma que merece destaque foi aquela formada pelo escritor Chris Claremont e John Byrne, que após a sua passagem por Marvel Team-Up fizeram histórias juntos trabalhando com os X-Men. Após cento e cinquenta edições lançadas o gibi foi cancelado no inicio de 1985, e posteriormente foi retomado em 1997. Nesse relançamento as primeiras edições contaram a presença do sobrinho favorito da Tia May, porém a partir da oitava edição o Principe Submarino passou a ser o destaque do gibi, que nessa versão teve apenas onze edições lançadas. Uma nova tentativa de relançamento da Marvel Team-Up foi feita em 2005, tendo a frente o escritor Robert Kirkman e trazendo a proposta de criar team-up’s diversificados e trazer de volta personagens antigos e esquecidos da Marvel, porém a despeito da sua qualidade a revista teve apenas vinte e cinco edições publicadas. Uma versão da revista dedicada ao universo Ultimate foi lançada em 2002, com o escritor Brian Michael Bendis promovendo encontros entre o Homem-Aranha e demais personagens heróicos da linha Ultimate, todavia essa revista foi cancelada após quinze edições lançadas. Aqui no Brasil muitas das aventuras da primeira fase da Marvel Team-Up foram publicadas pela RGE (antigo nome da Editora Globo) no início dos anos oitenta e pela Editora Abril na mesma década e nos anos oitenta e noventa, e recentemente a Mythos Editora republicou parte dessas histórias nos gibis em preto-e-branco Edição Histórica: Homem-Aranha volumes 01 e 02. Parte das aventuras concebidas por Kirkman foram recentemente publicadas por aqui na revista Universo Marvel da Panini Comics, enquanto a versão Ultimate da Marvel Team-Up foi publicada quase que integralmente no gibi Marvel Millenium: Homem-Aranha.

Marvel Two-in-One

Os velhos olhos azuis… O sobrinho favorito da Tia Petúnia… Ora todos nós sabemos que o Coisa é o mais carismático membro do Quarteto Fantástico, e nada era mais justo do que torná-lo a principal estrela de Marvel Two-in-One, gibi de encontros lançado em 1974. Dezenas de pessoas passaram pela revista, porém o escritor Marv Wolfman e o desenhista Ron Wilson são os artistas mais identificados com a série, que foi cancelada após a centésima edição em meados de 1983, para dar lugar a um gibi-solo do Coisa. Algumas das histórias de Marvel chegaram até nós através da RGE e da Editora Abril nos anos oitenta.

Super-Villain Team-Up

Uma revista de encontros com vilões? Com essa ideia em mente em 1975 a Marvel lançou a revista Super-Villain Team-Up, que inicialmente se concentrou na estranha parceria entre o Doutor Destino e o Namor, o Principe Submarino, uma vez que o cancelamento da revista do herói aquático naquele ano deixou em aberto diversos plots que foram concluídos nesse gibi. Posteriormente o Caveira Vermelha e Magneto deram o ar da graça da revista, que foi cancelado em 1980 após ter dezessete edições publicadas. Inéditas no Brasil, esses team-up’s vilanescos serviram de inspiração para as minisseries MODOK’s 11 e Doctor Doom and the Masters of Evil, também inéditas por aqui.

DC Comics Presents

Ora, o maior e mais famoso de todos os super-heróis não poderia deixar de ter a sua revista de encontros, e em 1978 a DC Comics botou na praça o gibi DC Comics Presents, que trazia aventuras estreladas pelo Superman e por um herói convidado. Entre as curiosidades que cercam essa publicação está o fato de que foi nela que os Novos Titãs estrearam em 1980, em uma história de fundo publicada na vigésima-sexta edição do gibi. Outra curiosidade é a estranha aventura onde o Último Filho de Krypton lutou contra He-Man, o herói televisivo favorito da garotada nos anos oitenta, isso sem falar que na octogésima-sétima edição estreou o Superboy Primordial, personagem que hoje é um dos principais vilões da DC Comics. A revista teve noventa e sete edições e foi cancelada em 1986, mas esse não foi o fim dos team-up’s para o Homem de Aço: Entre 1986 e 1988 John Byrne fez com que o clássico gibi Action Comics trouxesse encontros do Superman com outros heróis, e em meados dos anos noventa por um curto período essa mesma revista novamente teve o foco editorial nos team-up’s do herói kryptoniano. No Brasil as onze primeiras edições de DC Comics Presents foram publicadas na revista Clássicos da Década, da saudosa editora Ebal, e após isso algumas histórias foram publicadas de maneira irregular tanto pela Ebal quanto pela Editora Abril nos anos oitenta.

E ai, meus caros, gostaram? Essa lista de publicações foi feita acessando os mais escondidos cantos da minha memória, por isso caso vocês se lembrem de outras revistas de encontros entrem em contato com esse simpático blogueiro que vos fala… Até a próxima!

Fontes:
Wikipedia – The Brave and the Bold
Wikipedia – Marvel Team-Up
Wikipedia – Marvel Two-in-One
Wikipedia – Super-Villain Team-Up
Wikipedia – DC Comics Presents

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s