Guia Prático sobre os X-Men:Fase 3 [1975-1978]

https://tioultimate.files.wordpress.com/2011/05/70sx-men.jpg?w=300

Após os cinco anos de republicações e com aparições em outros títulos da editora, os X-Men foram reformulados pela dupla Len Wein e Dave Cockrum. A missão para a qual a equipe havia sido enviada após os eventos de Marvel Team-Up #23 dá errado e o Professor Xavier precisa formar um novo grupo para resgatar seus antigos pupilos (à exceção do Fera, que na época estava nos Vingadores). 
Sob a liderança de Ciclope, o único dos membros originais que conseguiu voltar da ilha de Krakoa, os novos X-Men, reunidos em diferentes partes do mundo, partem para o resgate. Nessa nova formação, temos alguns personagens conhecidos do público leitor, como os já mencionados Banshee e Solaris, além de Wolverine, que havia feito sua estreia em Incredible Hulk #180-181, um ano antes. Entre as novidades, surgiram Tempestade (a claustrofóbica órfã que cresceu como ladra nas ruas do Cairo, onde entrou em contato com Xavier pela primeira vez), Noturno (o alemão com aparência demoníaca, que precisava se utilizar de um indutor de imagens para sair nas ruas), Colossus (russo, que escondia uma alma gentil por debaixo de sua estrutura de aço orgânico) e Pássaro Trovejante (apache de gênio forte e de orgulho tão grande quanto sua força física). 

Tendo êxito em sua primeira missão, os novos X-Men permaneceram sob treinamento de Ciclope, enquanto os antigos membros decidiram deixar o grupo por um tempo. Destrutor e Polaris chegaram a ser capturados pelo vilão Eric Escarlate (identidade que já havia sido usado por Ciclope antes), Homem de Gelo e Anjo formaram uma equipe com outros super-heróis, chamada de Os Campeões, o Fera se manteve nos Vingadores de 1975 a 1981, e Jean Grey se manteve aparecendo nas histórias por algum tempo.

A nova equipe representava um sinal dos novos tempos para os X-Men: um aglomerado de personagens mais velhos com personalidades distintas e vindos de países com culturas peculiares. Os novos tempos deram o tom também no enredo. Solaris deixa o grupo na edição #94, a primeira após o especial. Pássaro Trovejante morre logo na segunda missão do time, sacrificando-se para impedir a fuga do vilão Conde Nefária.
O fato mais marcante, porém, dessa retomada é a estreia do jovem Chris Claremont nos roteiros da revista. O autor inaugura um excelente período que vai até 1991 à frente do título. É ele o responsável por definir as principais características das personalidades dos novos X-Men, já que eles haviam estreado pouco tempo antes. Claremont inovou, colocando o novo time em contato com o universo lá fora. Nessa fase, ele criou diversos personagens – entre eles, a renomada geneticista e antigo amor de Charles Xavier, Moira MacTaggert, que, a princípio, era apenas uma governanta para a mansão, Steven Lang, que retomaria o projeto Sentinela, e Black Tom Cassidy, o primo fora-da-lei de Banshee – e novas raças para interagir com os mutantes – como os N’garai e todo o universo que permeia os Shiar’s, como Lilandra e os Piratas Siderais.
Quanto aos Piratas Siderais, Ciclope acabou descobrindo posteriormente que o líder do grupo, Corsário, era, na verdade, seu pai. Já Lilandra, que viria se tornar um dos amores da vida de Charles Xavier, tornou-se uma traidora de seu povo quando se opôs ao irmão, D’Ken, que tinha planos terríveis envolvendo o Cristal M’Kraan. Ela tentava buscar ajuda na Terra quando conheceu Xavier e os X-Men, que se prontificaram a ajudá-la e iniciaram sua participação em aventuras cósmicas.
Colossus e Noturno acabam ganhando namoradas no período: Elizabeth Wilford e sua amiga Amanda Sefton, que mais tarde seria revelada irmã de criação de Kurt.

Em uma aventura na Ilha Muir, onde fica a base de pesquisas da doutora MacTaggert, os X-Men precisam enfrentar um Magneto de volta à idade adulta graças a intervenção de Eric Escarlate.

Contudo, o plot que imortalizaria a fase seguinte já começaria a aparecer nas edições #98-101, quando Jean Grey emerge das águas de Jamaica Bay, como a Fênix. Ela, Wolverine e Banshee são capturados, assim como Xavier. Ciclope leva os outros X-Men, juntamente com o Dr. Peter Corbeau, atrás dos companheiros, feitos prisioneiros em uma estação espacial. Lá, enfrentam Sentinelas construídos à semelhança de antigos X-Men. Os heróis conseguem derrotá-los, mas, quando tentam retornar à Terra, a estação explode, liberando radiação sobre a nave dos X-Men, que está com avarias. Com seus poderes telepáticos, Jean aprende a pilotar a nave e fica sozinha na cabine de comando, acreditando que sua telecinese vai protegê-la da radiação. A nave cai no mar e todos os X-Men se salvam. Jean Grey emerge das águas com um novo uniforme: é o surgimento da poderosa Fênix.

No final dessa fase, Dave Cockrum dá lugar para os desenhos de John Byrne, na edição #108, formando a mais conceituada e admirada dupla criativa no comando dos X-Men, Claremont & Byrne.
No Brasil:

A RGE deu continuidade à publicação das histórias do X-Men, que havia iniciado em Almanaque Marvel. Contudo, o Giant-Size X-Men #1 saiu apenas pela Abril, em Superaventuras Marvel #16, e a história secundária em O Incrível Hulk #6. Saíram republicações pela Abril dessa história em X-Men Classic #1 e Wolverine #100.

As edições #94 a #108, saíram em Almanaque Marvel # 4 a #14, todas da RGE.
A Abril publicou a edição #94 e #95 em Superaventuras Marvel #98 e X-Men Classic #2-3.
#96 e #97 saíram em X-Men Classic #4.
De #98 a #108 em X-Men Classic II #1-4.

Galeria de Imagens

Anúncios

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Guia Prático sobre os X-Men:Fase 3 [1975-1978]

  1. kalsifer disse:

    muito legal essa fase dos x-men,Claremont & Byrne…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s