Superman renuncia à sua cidadania americana

 

A revista especial Action Comics 900, lançada esta semana nas lojas especializadas dos EUA, colocou o Superman no alvo da grande mídia novamente.

Não foi, porém, pelo capítulo final de “Black Ring”, arco de história com Lex Luthor dotado de poderes divinos; nem pela colaboração nos roteiros de Richard Donner, diretor dos filmes mais conhecidos do personagem; ou mesmo pela participação de Damon Lindelof, um dos produtores de Lost. Quem causou polêmica foi David Goyer, roteirista dos filmes recentes de Batman e do vindouro filme do Homem de Aço (o que pode prenunciar o tom do longa-metragem).

Em sua história, Goyer mostra o Superman defendendo o povo nas ruas de Teerã das forças opressoras do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinajad. E também renunciando à sua cidadania estadunidense, para não ter que submeter suas ações aos desígnios dos Estados Unidos ou da ONU. Na HQ, o herói alega que os governos o limitam e que o mundo é pequeno demais – e conectado demais – para depender desses conceitos.

Como era previsto, a história mexeu com os sentimentos patrióticos nos EUA e foi explorada pela Fox News através de seu costumeiro ponto de vista ultraconservador e sensacionalista. A emissora alega que o Superman agora é “anti-americano”. E o Examiner vai além… para eles, há a possibilidade da DC Comic sofrer boicote aos seus títulos.

Já o New York Post publicou uma declaração conciliatória do co-publisher Dan Didio: “O Superman é um visitante de um planeta distante que há muito abraçou os valores dos EUA. Como personagem e como ícone, ele incorpora o melhor do Modo de Vida Americano. Em uma história curta na revista Action Comics 900, ele renuncia à sua cidadania para dar um foco global à sua batalha que nunca termina. Mas ele permanece, como sempre, comprometido com seu lar adotivo e suas raízes, como um garoto fazendeiro do Kansas vindo de Smallville”.

A polêmica recebeu comentários no Twitter de vários autores. Os mais liberais gostaram da ideia – apesar de que ainda não se sabe se a mudança será aceita como cânone do personagem – e os mais conservadores reclamaram.

O episódio também serve para ilustrar o desconhecimento do grande público sobre o universo dos quadrinhos: Steven Whacker, editor da Marvel Comics, recebeu vários e-mails com reclamações pelo que a sua editora havia feito com o Homem de Aço.

Matéria: Omelete – Hector Lima

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Superman renuncia à sua cidadania americana

  1. Anonymous disse:

    Obviamente, os puristas americanos vão chiar tanto que a DC Comics vai voltar atrás com essa história aí. Finalmente o Super assume seu compromisso com o planeta e não mais com apenas uma nação do mundo, infelizmente o nacionalismo americano vai acabar impedindo que isso perdure. Logo, logo o Azulão vai aparecer em alguma revista por aí segurando a bandeira americana e falando um monte de abobrinhas como defender o ''modo de vida americano''.

  2. Knives disse:

    Tá aí algo que merece um comentario não é surpresa que herois as vezes se posicionam contra governos o proprio Capitão America já o fez muitas vezes. Provavelmente isso deve ser uma jogada de marketing e dependendo das vendas tudo isso pode ser desfeito rapidamente então sem neura. A questão é os EUA recentemente tem sido muito questionados por varios motivos guerras,guantanamo ou o wikileaks.Isso fez com que a reputação dos EUA aos olhos do mundo fosse manchada nos ultimos anos. Agora imaginem um ser tão poderoso como um Deus que deseja ajudar a humanidade porém limitado por governos,soberania,leis internacionais ou perante conflitos questionaveis com outros países.É complicado pois ele poderia facilmente acabar com guerras e conflitos ou servir de inspiração para outros povos além do americano.Ao mesmo tempo é preocupante pois quem seria o homem de aço pra questionar e desobedecer decisões da ONU por exemplo?Suas atitudes podem criar conflitos internacinais e sabemos que se o grande azul abusar teremos aquela situação perigosa já abordada antes de varias formas nas editoras desde inimigos publicos,guerra civil,watchmen ou algo como os Lords da Justiça do desenho da Liga da Justiça. Leitores estrangeiros provavemente vão gostar da idéia afinal o Superman representa algo maior que um país.Já os americanos todo mundo sabe que a america se divide em democratas e republicanos fica facil entender como cada um se posicionará diante dessa noticia.

  3. Renato disse:

    Caraca, o Super-homem agora virou anarquista é?Já a Fox é uma emissora conservadora sim, mas não ultraconservadora como você disse, isso seria como chamar por exemplo a Record de uma emissora marxista e não de liberal ou esquerdista.

  4. BeastRJ disse:

    Depois do que fizeram a Nova Kripton?? Ele tinha que declarar guerra aos EUA, quantas vezes ele foi traido e ferrado pelos americans motherfuckers??Para mim o mais real e que admiro é o Magneto, não é hipocrita e ainda acham que ele é terrorista enquanto ele somente defendia seu povo, que de tanto ele tentar alertar seu povo foi massacrado e quase extinto.O mesmo aconteceu com o Super… seu povo foi extinto por militares americanos e ele não faz nada??Imagina se fosse com você? E você tivesse superpoderes, o que você faria?Pois é!Viva ao Magneto, o mais humano dos heróis (ou vilões)!!!

  5. Anonymous disse:

    Apóio o comentário acima. magneto tem personalidade.Interessante que nuam edição recente a R.P. dos X-men disse que ele deveria fazer algo para as pessoas não terem medo dele, e ele respondeu: "O que tem de errado em as pessoas me temerem?".No mais, a mesmíssima coisa que a DC agora aborda, aconteceu com Jesus, pois os Judeus achavam que Deus só se interessava por eles e que os gentios (estrangeiros) não poderiam receber a graça divina.RTM

  6. Anonymous disse:

    Sinceramente considero isso um ato muito glorioso do azulao, Capitao america q tem o simbolo americano no corpo ja o fez e ninguem chiou, isso eh frescura do povo americano afinal o cara eh alien e nao humano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s