Os 10 melhores Universos Alternativos da Marvel

Mencione universos alternativos a um fã de quadrinhos e você verá um olhar de euforia a medida que ele for lembrando das cronologias alternativas e tentando conciliar as diferentes continuidades.
Com o lançamento de Age of X, será adicionada uma nova linha de tempo paralela ao universo Marvel. Aproveitamos a oportunidade para dar uma relembrada nas principais universos alternativos da editora.



1. Esquadrão Supremo (Terra-712)

Há dois Esquadrões Supremos – O grupo equivalente a Liga da Justiça. O primeiro foi criado por Roy Thomas e John Buscema, embora mais famoso pelo roteiro de Mark Gruenwald. Em uma grande mini série escrita entre 1985-1986, nos Estados Unidos, a equipe decide que a melhor forma de salvar o mundo é governa-lo. Complexa, soturna e a frente de seu tempo, ela se tornou um clássico e vale a pena ser lido até os dias de hoje. 
O segundo foi reescrito dentro do selo Marvel MAX e teve o roteiro assinado por J. Michael Straczynski. No Brasil recebeu o título de Poder Supremo. A nova versão mostrava os heróis desde sua origem, mas acabou ficando como um projeto inacabado.



2. House of M (Terra-58163)

Criado pela Feiticeira Escarlate na mini série de mesmo nome, House of M é um mundo onde, basicamente, todos conseguiram o que queriam. Os mutantes são a classe governante, liderada por Magneto, humanos são aparentemente felizes e tudo parece estar relativamente bem… Mas na realidade não estava e a Feiticeira acabou por voltar as coisas ao seu estado normal. Apesar deste mundo, tecnicamente, ter sido destruído no final da série, já foi revisitado em diversos momentos, inclusive pelo grupo mutante Exilados.


3. Era do Apocalypse (Terra-295)

A inspiração para diversas mini séries posteriores, é até hoje considerada uma das melhor criações da Marvel. 
A estória começa quando Legião, o filho malígno de Charles Xavier, acidentalmente mata seu pai no passado. Este ato cria um presente apocalíptico onde o aproveitador Apocalypse governa o mundo com mão de ferro. Como em House of M, após o final da série, todo o mundo foi destruido. No entanto, personagens  como Blink, líder dos Exilados e Fera Negro (versão Era do Apocalipse do Fera dos X-men), continuam circulando no cenário regular da editora.


4. Marvel Zombies (Terra-2149)

…E aqui começam os problemas. Uma das coisas legais da Marvel é o fato dela ter um número ilimitados de universos. Até aí tudo certo. Ela também tem linhas de publicações paralelas, que estão, tecnicamente, situados fora destes universos. Você entende, são histórias diferentes.
Um deles é o Universo Ultimate que supostamente é uma publicação paralela. Exceto que, este universo de mortos-vivos foi estreou em Ultimate Fantastic Four, depois ganhou série própria e já fez cross over com o universo Marvel principal (616). O que quer dizer que a linha principal e a Ultimate são mundos paralelos e podem algum dia vier a se encontrar, inclusive com Zumbis.
Enfim a premissa do universo é que ele está cheio de versões zumbis dos personagens da Marvel.


5. Universo Ultimate (Terra-1610)

Nada a ver com zumbis, o universo Ultimate é uma recriação total do universo Marvel padrão. A idéia não é nova. A editora já tentou fazer isso antes em Heroes Reborn (Heróis Renascem, no Brasil), mas, só teve sucesso na nova tentativa e os heróis Ultimate, são a melhor releitura recente dos personagens da editora. 
Sua melhor contribuição foi reescrever o universo padrão com liberdade a ponto de surpreender tanto os novos como os antigos leitores do cenário.


6. Universo Noir (Terra-7207)

Na distante década de 1930, alguns títulos do universo 616 reescritos com o clima dos filmes da época. Pena que a releitura só aconteceu no video game Spider-Man Shattered Dimensions. E não tem ligação com os quadrinhos, a não ser, pelo fato do jogo ter sido escrito por Dan Slott, roteirista atual da revista Spider-man. A história do jogo começa com o “nosso” Homem-Aranha com sua versão Noir. Bem, sempre há a oportunidade da versão noir de Peter Parker – chamada “the Spider” – dar as caras no quadrinho do herói.


7. 1602 (Terra-311)

Criado por Neil Gaiman e Andy Kubert, Marvel 1602 responde a pergunta: “O que aconteceria se o universo Marvel tivesse começado durante a Era das Grandes Navegações?”. Bem, nos teríamos o Quarteto Fantastico,  Peter Parquagh e muito outros. O gatilho da criação deste universo é Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, que foi atomizado por um governo norte-americano facista em um futuro distópico e acabou indo parar 400 anos no passado, desencadeando as mudanças no universo. Como dos demais universos as mudanças temporais são corrigidas no final da série. No entanto, UatuT, o Vigia preserva o linha temporal em um novo universo batizado de Terra-311. 



8. MC2 (Terra-982)
Este é outro universo criado no estilo “O que aconteceria se…“. Nele vemos um universo Marvel do futuro onde a filha de Peter Parker se tornou a Garota-Aranha.

Começando doze anos atrás com esta premissa a idéia foi ampliada  a diversos personagens Marvel até criar todo um novo universo. Nele vivem personagens como Wild Thing, filha de Elektra com Wolverine; J2, o filho herói do Fanático; o Quinteto Fantástico liderado por Franklin Richards; a nova versão dos X-Men, chamada de X-People, liderada pela Jubileu; Darkdevil, o filho de Bem Reilly, dentre outros. Apesar de apresentar bons personagens em situações bem intrigantes, nenhum título da linha teve vida longa, a exceção da própria Garota-Aranha que conseguiu criar uma legião de fãs e, para atende-los a editora lança mini séries esporádicas com a personagem.

9. Universo 
DC(Terra-0)

Pode parecer, mas não é um engano. O universo DC Comics teve dois crossovers recentes com a Marvel. Um durante a mini série Amalgam Universe (Terra-9602), que mesclou personagens Marvel e DC em um simplório, porém, algumas vezes, divertido novo universo. A série tornou-se um dos marcos dos quadrinhos dos anos 90. Mais recentemente as editoras voltaram a trabalhar juntas no crossover em quatro números da Liga da Justiça/ Vingadores. Caso as coisas não sejam alteradas em estórias futuras, a premissa básica das séries era de que a DC é um universos paralelo a marvel, onde os personagens podem viajar de uma dimensão para outra.

10. Larval Universe (Terra-8311)

Facilmente considerado a parte mais divertida do Multiverso Marvel, é o lar de Peter Porker, o Spetacular Spider-Ham. O porquinho herói também atua em parceria com o Iron Mouse (Rato de Ferro), Fantastic Fur (Pelos Fantasticos) e muitas outras versões de herois Marvel, e luta contra o Doctor Octopussy Cat, Pork Grind (equivalente ao Venom), e o Green Gobbler.
Peter Porker, The Spectacular Spider-Ham (seria algo como Peter Porko, o Espetacular Presunto-Aranha) era um título da Star Comics, um selo da Marvel Comics que, tal como o universo Ultimate, representava um universo paralelo onde cada herói regular tinha uma versão fofinha, vivida por um bichinho. 

Curiosidade: Esta brincadeira da Marvel é bem anterior ao Porco-Aranha do Hommer Simpson.
Pelo que sabemos, esse título não foi publicado no Brasil.
A Marvel contínua tendo uma das equipes de roteiristas mais competentes e criativas do mundo, o que faz com que essa lista não seja definitiva – eu espero.

Sobre tioultimate

blog tipo 2 do titio ultimate
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Os 10 melhores Universos Alternativos da Marvel

  1. Falaê galera!!Gostei muito da matéria!!Pô ficou faltando o universo de Heroes Reborn, Poder Supremo(apesar de ser com os mesmos personagens mencionados na matéria guarda algumas diferenças suficientes para "respirar" como um novo universo), O Novo Universo Marvel e o Marvel 2099!!Kadê eles?

  2. Anonymous disse:

    Daqui a alguns anos!!!11. Universo da Disney Onde os herois mais poderosos da Terra se unem com os personagens mais queridos da Disney em uma batalha epica entre o bem e o mal na Disneylandia!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

  3. O Novo Universo, Marvel Apes, 2099, Era Hiboriana de Conan e Sonja, o Futuro do Andros Stark (Homem de Ferro com dentes da armadura), o Dias de um Futuro Esquecido (futuro alternativo com Molde Mestre no poder, linha de tempo de origem da Rachel Summers, filha de Ciclope e Jean Grey)… Muita coisa ficou de fora aí…

  4. Luiz 2099 disse:

    Só um comentário mesmo, nao sei porque deixou o Universo 2099 de fora da lista ai. Não conferi o dos Super Pigs, mas tem muita cosia massa lá.Abraço e parabéns por mais um ótimo post!

  5. Anonymous disse:

    Pow e o Marvel Apes? 2099 eu nao curti mto a ideia dos Hulks. E Old Man Logan é maneirasso!Pra mim faltou Dias de um Futuro Esquecido. Eles deveriam dar uma padronizada)

  6. Anonymous disse:

    Como assim universo Noir só existe nos games? Que furada. E suas bestas, futuros alternativos não contam como universos paralelos!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s